Mundo

Brexit não está funcionando, diz prefeito de Londres

A saída do bloco econômico "enfraqueceu nossa economia, fragmentou nosso sindicato e manchou nossa reputação", argumentou, segundo trechos do discurso enviados à AFP

Reino Unido: esta crítica ao governo conservador diverge do posicionamento oficial do Partido Trabalhista (AFP/AFP)

Reino Unido: esta crítica ao governo conservador diverge do posicionamento oficial do Partido Trabalhista (AFP/AFP)

A

AFP

Publicado em 12 de janeiro de 2023 às 14h25.

Última atualização em 12 de janeiro de 2023 às 14h26.

O prefeito de Londres, Sadiq Khan, fará um discurso nesta quinta-feira, 12, pedindo ao governo britânico que admita que a saída do Reino Unido da União Europeia foi um "imenso dano" e que "não está funcionando".

"Após anos de negação e evasão, devemos enfrentar a dura verdade: o Brexit não está funcionando", denuncia o político, um crítico de longa data da medida, antes de participar de um evento oficial na capital britânica.

A saída do bloco econômico "enfraqueceu nossa economia, fragmentou nosso sindicato e manchou nossa reputação", argumentou, segundo trechos do discurso enviados à AFP.

"Simplesmente não posso ficar calado diante do imenso dano causado pelo Brexit", acrescentou, considerando ainda que este "não é irreparável".

"Precisamos de um maior alinhamento com nossos vizinhos europeus, uma mudança deste Brexit extremo e difícil", que inclui "um debate pragmático sobre os benefícios de fazer parte da união aduaneira e do mercado comum", afirma.

Esta crítica ao governo conservador diverge do posicionamento oficial do Partido Trabalhista, cujo líder, Keir Starmer, também contrário ao Brexit, prometeu abraçar o desejo dos eleitores de "recuperar o controle" após a saída da União Europeia. Starmer afirma que os trabalhistas podem resolver os problemas e "fazer o Brexit funcionar".

Segundo o prefeito, "ninguém quer retornar à divisão e ao impasse que dominaram a nossa política por cinco longos anos".

Mas "a realidade é que a cidade" de Londres "está sendo afetada por uma perda de negócios e talento" para outros centros europeus como Paris e Amsterdã, denunciou.

O apoio ao Brexit está no nível mais baixo de todos os tempos no Reino Unido. Menos de um terço dos britânicos acredita que a medida foi correta, segundo uma pesquisa realizada pelo instituto YouGov em novembro.

LEIA TAMBÉM: 

Reino Unido: primeiro-ministro convoca reunião de crise sobre sistema de saúde

Acompanhe tudo sobre:LondresReino UnidoUnião Europeia

Mais de Mundo

Equador escolhe novo presidente neste domingo em 2º turno acirrado

‘Vamos recuperar nosso quintal’, diz secretário de Trump sobre América Latina

Israel amplia ofensiva em Gaza e toma corredor-chave

Wall Street Journal aponta Brasil como símbolo negativo do protecionismo defendido por Trump