Saif al Islam Kadafi, filho do falecido ditador líbio Muammar Kadafi: Islam respondeu rapidamente a três perguntas de um jornalista (AFP)
Da Redação
Publicado em 6 de novembro de 2013 às 12h33.
Trípoli - Saif al Islam Kadafi, filho do falecido ditador líbio Muammar Kadafi, fez na terça-feira à noite uma breve aparição em uma televisão líbia em sua cela na prisão de Zenten (sudoeste de Trípoli).
Said al Islam respondeu rapidamente a três perguntas de um jornalista da TV Alassema.
Indagado se queria ser julgado em Zenten ou em Trípoli, Saif al Islam, usando uniforme de prisioneiro, respondeu: "Zenten se encontra na Líbia. Já não há diferença entre Zenten e Trípoli".
O filho de Kadafi não quis, a princípio, reunir-se com a imprensa, mas aceitou por fim a responder a apenas três perguntas.
Com o dedo sobre os lábios para esconder um dente que perdeu, Saif parecia nervoso e incomodado pela câmera.
Ajmi al Atiri, chefe da brigada que prendeu Saif al Islam em novembro de 2011 e que o mantém prisioneiro desde então, indicou que os ex-rebeldes de Zenten não tinham a intenção de transferi-lo para Trípoli por motivos de segurança.
Reclamado pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) por crimes contra a humanidade, Saif foi indiciado em 24 de outubro por um tribunal de Trípoli junto a mais de 30 altos dirigentes do antigo regime derrubado insurreição de 2011.