Mundo

Braskem faz parceria e cria plásticos verdes

A Braskem assinou parceria com o Laboratório Nacional de Biociências, de Campinas

Troféu da Fórmula 1 foi construído com tecnologias verdes desenvolvidas pela Braskem

Troféu da Fórmula 1 foi construído com tecnologias verdes desenvolvidas pela Braskem

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h48.

São Paulo - A Braskem assinou uma parceria com o Laboratório Nacional de Biociências (LNBio), em Campinas (SP), para instalação de um laboratório a ser utilizado pela equipe de pesquisadores da empresa.

Nas novas instalações serão realizadas pesquisas na área de biotecnologia para o desenvolvimento de um plástico utilizando rota química que será, ao mesmo tempo, economicamente competitivo e sustentável, utilizando matérias-primas de fontes renováveis.

A equipe da Braskem também terá acesso aos avançados equipamentos de pesquisa do LNBio. "A cooperação científica entre Braskem e LNBio se dará por meio de consultorias e também cooperação técnica, com compartilhamento da propriedade intelectual nos casos pertinentes", explicou Kleber Franchini, diretor do Laboratório Nacional de Biociência.

A parceria com o LNBio prevê a utilização de uma área inicial de 50 m² que será expandida para 200 m² no início de 2011, e envolverá no curto prazo cerca de 40 pesquisadores da Braskem.

A empresa já tem convênio de cooperação com a FAPESP e com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

O LNBio atua em pesquisa na área de biotecnologia, inclusive em outros projetos com indústrias de cosméticos e farmacêuticas, para a descoberta e desenvolvimento de produtos inovadores. É um conjunto de instalações abertas multiusuário, que está à disposição da comunidade científica e tecnológica, quer seja acadêmica ou empresarial.

O laboratório integra o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais, que compreende ainda os Laboratórios Nacionais de Luz Síncrotron (LNLS) e de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE) e é gerido pela Associação Brasileira de Tecnologia de Luz Síncrotron.

A Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas. Com 29 plantas industriais distribuídas pelo Brasil e Estados Unidos, a empresa produz anualmente mais de 15 milhões de toneladas de resinas termoplásticas e outros produtos petroquímicos.

Leia mais notícias sobre tecnologia limpa

Siga as notícais de Meio Ambiente e Energia no Twitter

Acompanhe tudo sobre:BraskemEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasPreservação ambientalProdutos verdesQuímica e petroquímicaTecnologias limpas

Mais de Mundo

Morte do Papa João Paulo II completa 20 anos

EUA anuncia o envio do segundo porta-aviões ao Oriente Médio em meio à escalada de tensões na região

Israel anuncia que eliminará tarifas sobre produtos importados dos EUA

Senador americano protesta contra política de Trump em discurso que já dura mais de 20 horas