Mundo

Brasília é colorida por ciclistas no Dia Mundial sem Carro

Os cartões-postais tradicionais de Brasília mudaram com a presença dos ciclistas que defendem a paz no trânsito

Os ciclistas saíram da área em frente à Embaixada da Holanda e passaram por locais tradicionais da capital federal, como a Esplanada dos Ministérios (Elza Fiúza/Abr)

Os ciclistas saíram da área em frente à Embaixada da Holanda e passaram por locais tradicionais da capital federal, como a Esplanada dos Ministérios (Elza Fiúza/Abr)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de setembro de 2011 às 12h47.

Brasília - Ciclistas de todas as idades se vestiram hoje (22) de laranja e saíram pedalando pelas principais ruas do Distrito Federal. Os cartões-postais tradicionais de Brasília mudaram com a presença dos ciclistas que participam das comemorações do Dia Mundial sem Carro e defendem a paz no trânsito. Histórias de pessoas que perderam parentes e amigos devido à violência no trânsito foram lembradas como exemplos.

O passeio ciclístico foi promovido pela organização não governamental (ONG ) Rodas da Paz e a Embaixada da Holanda – país cuja cor oficial é o laranja e no qual o estímulo ao uso de bicilcetas é permanente.

Depois de perder o filho ciclista em um acidente de trânsito, a vice-presidente da ONG, Beth Davison, disse que observa como os usuários de bicicleta são desrespeitados nas ruas e avenidas das cidades.

“Em 2006, perdi meu filho. Pedro estava na bicicleta dele no Eixão, na área destinada aos ciclistas, quando foi atingido por um carro e, a partir daí, luto para que os ciclistas tenham respeito e espaço adequado para transitar nas vias. Bicicleta é uma mobilidade saudável, que não polui o ar que respiramos e nem o meio ambiente,” disse Beth Davison.

O presidente da ONG Rodas da Paz, Uirá Lourenço, acrescentou que a iniciativa do passeio ciclístico é uma tentativa de mostrar à sociedade que a bicicleta pode ser usada como transporte diário. “Com esses passeios, incentivamos a sociedade a usar a bicicleta não só para o lazer, mas como forma de locomoção alternativa ao carro” , disse.

O passeio ciclístico contou com a participação do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, que pedalou os 4,5 quilômetros do percurso. “A bicicleta é um meio saudável, que não polui. Vamos construir 600 quilômetros até o fim de 2014 para dar mais segurança ao ciclista”.

Os ciclistas que aderiram ao passeio saíram da área em frente à Embaixada da Holanda e seguiram para o Eixo Monumental, passando por locais tradicionais da capital federal, como a Esplanada dos Ministérios e a pista em frente à Catedral Metropolitana. No caminho, eles ganharam garrafas de água e receberam acenos de mãos e apoio.

O passeio foi encerrado na chegada ao Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), no qual ocorre o seminário Ecomobilidade: em Busca de Cidades para as Pessoas, promovido pelo Ministério das Cidades.

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaBicicletasBrasíliaCarroscidades-brasileirasVeículos

Mais de Mundo

Setor de entrega atrai gigantes chinesas ao Brasil com investimentos bilionários

Uruguai se despede do popular ex-presidente 'Pepe' Mujica

China anuncia suspensão de algumas contramedidas não tarifárias após negociações com os EUA

Qatar Airways fecha acordo para compra de até 210 aviões da Boeing durante visita de Trump