Mundo

Brasileiro é encontrado morto dentro de vagão de trem no Peru; entenda

Homem foi encontrado em posição dorsal, já sem vida, por autoridades peruanas

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 15 de julho de 2024 às 12h14.

Um turista brasileiro morreu dentro de um vagão de trem que percorria a rota Machu Picchu-Ollantaytambo, no Peru, nesta sexta-feira. O homem, identificado como Clederson Marques, foi encontrado imóvel dentro de um vagão de trem da empresa Peru Rail, de acordo com informações da delegacia de Ollantaytambo.

Após receberem ligações dos seguranças da estação de Ollantaytambo, os agentes se deslocaram até o trem para verificar o que havia ocorrido. Ao entrarem na locomotiva Vistadome — isto é, um trem turístico com janelas enormes para que se possa observar o lado de fora —, encontraram Clederson em posição dorsal e sem sinais vitais, afirma a Agência Andina. Ele ocupava o assento número A-6.

Segundo testemunhas, o brasileiro desmaiou repentinamente e começou a ter convulsões, apontam as mídias locais peruanas.

As autoridades policiais informaram que a causa da morte foi dada como parada cardíaca. Fontes que conversaram com a Agência Andina relatam que Clederson vinha sofrendo de 'mal da montanha' — também conhecido como Doença da Altitude ou Hipobaropatia — desde o último dia 11.

O 'mal da montanha' é uma condição patológica associada aos efeitos da altitude, em decorrência da baixa pressão parcial de oxigênio encontrada em locais extremamente altos. Ollantaytambo, por exemplo, encontra-se a mais de 2.700 metros de altura em relação ao nível do mar.

Alguns dos sintomas da doença compreendem dores de cabeça, cansaço, falta de ar e perda de apetite. Em casos mais graves, pode evoluir para um edema pulmonar ou cerebral.

Acompanhe tudo sobre:PeruBrasilTurismo

Mais de Mundo

Ataque aéreo de Israel atinge Beirute e aumenta tensão com o Líbano

Dez anos após desaparecimento de 43 estudantes no México, caso segue sem conclusão

O que é PETN, químico altamente explosivo que pode ter sido usado em pagers do Hezbollah

Novo centro de processamento de minerais vai fazer com que o Canadá dependa menos da China