Mundo

Brasil se solidariza com Guatemala após tragédia de vulcão

Pelo menos 1.702.130 de pessoas foram atingidas, principalmente no departamento de Escuintla, uma das áreas mais afetadas pelas lavas e cinzas

Guatemala: ainda há desaparecidos e os bombeiros trabalham nos resgastes (Luis Echeverria/Reuters)

Guatemala: ainda há desaparecidos e os bombeiros trabalham nos resgastes (Luis Echeverria/Reuters)

AB

Agência Brasil

Publicado em 4 de junho de 2018 às 19h24.

O governo do Brasil prestou hoje (4) solidariedade às famílias e autoridades da Guatemala, vítimas da erupção do Vulcão de Fogo, que deixou pelo menos 62 mortos. Em nota, o Ministério das Relações Exteriores, Itamaraty, lamentou a devastação provocada pela segunda erupção ocorrida ontem (3).

"O governo brasileiro recebe com consternação a notícia da erupção do 'Vulcão de Fogo' na Guatemala, que resultou na devastação da vila de San Miguel Los Lotes e na perda de dezenas de vidas humanas, além de elevado número de feridos e desabrigados", diz o comunicado.

Em seguida, o texto acrescenta: "O Governo brasileiro se solidariza com as famílias afetadas e transmite ao povo e ao governo da Guatemala suas sinceras condolências".

Pelo menos 1.702.130 de pessoas foram atingidas, principalmente no departamento de Escuintla, uma das áreas mais afetadas pelas lavas e cinzas. Ainda há desaparecidos e os bombeiros trabalham nos resgastes.

A erupção chegou a 10 mil metros de altura sobre o nível do mar a 700 graus centígrados. Pelo menos 3,2 mil pessoas foram obrigadas a deixar suas casas.

A Organização dos Estados Americanos (OEA) aprovou hoje moção de apoio à Guatemala.

Acompanhe tudo sobre:Desastres naturaisVulcõesGuatemala

Mais de Mundo

Marchas em apoio aos palestinos reúnem centenas de milhares de pessoas na Europa

Ato de campanha de Milei provoca incidentes com detidos na Argentina

Ataque russo a estação de trem na Ucrânia deixa ao menos um morto e 30 feridos

Trump adverte Hamas para que não atrase acordo de paz em Gaza