Mundo

Brasil quer incentivar turismo em parques nacionais com Copa

Brasília - O governo brasileiro vai oferecer infraestrutura para que os turistas visitem os 30 parques localizados nos 12 estados que sediarão a Copa de 2014, seguindo o exemplo da África do Sul, que está aproveitando o torneio para incentivar passeios em áreas de preservação ambiental. De acordo com a ministra do Meio Ambiente, Izabella […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h41.

Brasília - O governo brasileiro vai oferecer infraestrutura para que os turistas visitem os 30 parques localizados nos 12 estados que sediarão a Copa de 2014, seguindo o exemplo da África do Sul, que está aproveitando o torneio para incentivar passeios em áreas de preservação ambiental. De acordo com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, o projeto Parques da Copa também deve ajudar a mudar a opinião daqueles que veem essas reservas como um passivo para a sociedade.

"O projeto, negociado com o Instituto Chico Mendes e os ministérios do Esporte e do Turismo, colocará os parques localizados nos estados que sediarão a competição como parte dos atrativos turísticos que o país oferecerá aos turistas", afirmou a ministra.

O valor do projeto varia entre R$ 300 milhões e R$ 400 milhões, disse Izabella. Esses recursos serão aplicados na criação de trilhas, capacitação de profissionais especializados e toda a infraestrutura necessária para atender os turistas. Para alguns serviços, como hotéis próximos aos parques, o governo fará concessões à iniciativa privada.

Apesar da biodiversidade brasileira ser um atrativo reconhecido em todo o mundo, poucos parques nacionais têm infraestrutura adequada para visitantes. A ministra do Meio Ambiente disse que a gestão estratégica sobre essas áreas de proteção deve passar por um processo de reformulação.

"Na África do Sul, eles oferecem, além dos estádios, todos os parques nacionais para que [as pessoas de todo] o mundo possa visitar e conhecer. No Brasil estávamos oferecendo apenas os estádios", disse Izabella.

O Parque Nacional do Iguaçu, localizado no oeste do Paraná, é a reserva ambiental brasileira com melhor infraestrutura para turistas e será usado como modelo a ser implementado nos demais, informou a ministra.

Acompanhe tudo sobre:Copa do MundoEsportesFutebolPreservação ambientalTurismo

Mais de Mundo

Trump está '100%' seguro de que alcançará acordo sobre tarifas com UE

Hamas afirma que está pronto para libertar os últimos reféns, mas recusa acordo provisório de trégua

Trump diz que está relutante em continuar aumentando as tarifas sobre a China

Trump diz que 'não tem pressa' para usar a opção militar contra o Irã