Mundo

Brasil quer fazer justiça com Paraguai sobre Itaipu, diz Bolsonaro

Acordo firmado em maio é considerado prejudicial ao Paraguai, pois elevaria as despesas do país com Itaipu em cerca de US$ 200 milhões

Itaipu: O presidente Jair Bolsonaro disse que o governo está resolvendo a situação da hidrelétrica com o Paraguai (Dado Galdieri/Bloomberg/Bloomberg)

Itaipu: O presidente Jair Bolsonaro disse que o governo está resolvendo a situação da hidrelétrica com o Paraguai (Dado Galdieri/Bloomberg/Bloomberg)

R

Reuters

Publicado em 31 de julho de 2019 às 17h26.

Última atualização em 1 de agosto de 2019 às 13h07.

Brasília — O presidente Jair Bolsonaro disse nesta quarta-feira que o governo está resolvendo a situação de Itaipu com o Paraguai e quer "fazer justiça", e assim evitar problemas para o presidente paraguaio, Mario Abdo.

"Lá você sabe como funciona, né? Lá é muito rápido o impeachment", disse Bolsonaro a jornalistas.

"Ontem conversei com o (Joaquim) Silva e Luna, presidente da parte brasileira da Itaipu. Estamos resolvendo esse assunto. Pode deixar que o Marito (Abdo) vai ser reconhecido pelo bom trabalho que está fazendo no Paraguai", acrescentou.

O acordo - considerado por autoridades e parlamentares paraguaios bastante prejudicial porque elevaria as despesas do país com Itaipu em cerca de 200 milhões de dólares -  foi divulgado ao público na semana passada, embora tenha sido firmado em maio, e levou à renúncia na segunda-feira do chanceler do Paraguai, Luis Castiglioni, e outras três autoridades.

"Olha, nosso relacionamento com o Paraguai é excepcional, excelente. Estamos dispostos a fazer justiça neste questão de Itaipu Binacional, que é importantíssimo no Paraguai e importante para nós", disse Bolsonaro.

"Não é questão de ceder ao Paraguai. Não é meio a meio? A princípio é por aí. As pequenas derivações a gente acerta aí", acrescentou.

Em entrevista à Reuters, o presidente do centro de estudos em energia Acende Brasil, Claudio Sales, disse que o acordo é positivo para o Brasil e corrige distorções que geraram custos extras para os brasileiros nos últimos anos.

Acompanhe tudo sobre:ItaipuParaguai

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia