Mundo

Brasil produzirá combustível a partir de algas marinhas

Os combustíveis que podem derivar desse processo são o bioetanol e o biodiesel

Processo de sedimentação das algas feito pela See Algae Technology: Empresa quer concretizar a primeira planta no Brasil (Divulgação)

Processo de sedimentação das algas feito pela See Algae Technology: Empresa quer concretizar a primeira planta no Brasil (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de julho de 2012 às 17h13.

São Paulo - O grupo JB, do setor sucroalcooleiro, fechou parceira com a empresa austríaca SAT - See Algae Technology para instalar, perto de Recife/ PE, uma planta de produção de combustível a partir de microalgas marinhas naturais e geneticamente modificadas. O acordo de 8 milhões de euros deverá concretizar a primeira planta deste tipo de produção em todo o mundo - até então a tecnologia é usada apenas para pesquisas.

Os combustíveis que podem derivar desse processo são o bioetanol e o biodiesel. Além de o cultivo das plantas capturar dióxido de carbono (CO2) da atmosfera, são combustíveis lmpos que não geram contaminação. O processamento das algas ainda gera bioquímicos que podem ser utilizados pelas indústrias alimentícia e de cosméticos.

A SAT será a responsável por desenhar a fazenda de algas, supervisionar sua instalação, oferecer tecnologia de cultivo para o JB e garantir a produtividade inicial. A previsão é de que a produção comece a operar em 2014.

Além disso, as duas empresas criaram a joint venture Algas do Brasil - 63% da SAT e 37% do JB - para comercializar a tecnologia de produção de algas no país.

Acompanhe tudo sobre:BiocombustíveisCombustíveisCommoditiesEnergiaEtanolÓleo diesel

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia