Mundo

Brasil poderá ter cálculo de PIB Verde

Indicador levará em conta o patrimônio ecológico nacional, além dos critérios e dados econômicos e sociais tradicionalmente utilizados

O modelo é inspirado na China (E-magic/Flickr)

O modelo é inspirado na China (E-magic/Flickr)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de fevereiro de 2012 às 14h47.

São Paulo - O deputado Otavio Leite (PSDB-RJ) criou o projeto de lei 2900/11. Segundo a proposta, o Brasil poderá considerar o impacto ambiental ao definir o PIB (Produto Interno Bruto).

Pelo projeto, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), órgão já responsável pelo cálculo do PIB, também divulgará anualmente o PIB Verde. Ele levará em conta o patrimônio ecológico nacional, além dos critérios e dados econômicos e sociais tradicionalmente utilizados.

Segundo comunicado publicado na Câmara dos deputados, Otavio Leite ressalta que o cálculo do PIB deixa de lado uma das maiores riquezas do Brasil, seu patrimônio ecológico. Portanto, a proposta tem como objetivo suprir essa lacuna ao determinar que o órgão responsável pelo cálculo do PIB nacional divulgue o PIB Verde.

O modelo é inspirado na China. Em 2006, o país lançou seu primeiro relatório verde, conforme anúncio feito pelo primeiro-ministro Wen Jiabao dois anos antes. Os dados que consideram as questões ambientais servem como indicador de como está o desenvolvimento econômico chinês.

Otavio Leite crê que o momento atual seja o ideal para colocar o projeto do PIB Verde em prática. Isso porque o Brasil está prestes a sediar a Rio+20, Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável.

Dessa forma, o país pode demonstrar a sua real preocupação em alcançar um desenvolvimento sustentável, com uma melhora da produtividade. Tudo isso levando em consideração a preservação dos recursos naturais.

Acompanhe tudo sobre:EstatísticasIBGEIndicadores econômicosPIBSustentabilidadeTecnologias limpas

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado