Mundo

Brasil pode reduzir mais de 25% da emissão de CO2 até 2020

Índice posiciona o país em 3º lugar por sua capacidade de redução de gases estufa

Índice aponta capacidade de redução de CO2 de nações G20 (.)

Índice aponta capacidade de redução de CO2 de nações G20 (.)

Gabriela Ruic

Gabriela Ruic

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h37.

São Paulo - Estudo aponta que o uso intensivo de tecnologias de informática e telecomunicações em setores econômicos podem ajudar o Brasil a reduzir em mais 25% a emissão anual de CO2 até 2020.

O ICT Sustainability Index (Índice de Sustentabilidade) tem como objetivo classificar as nações do G20, de acordo com seu potencial em reduzir emissões de gases estufa. O índice posicionou o Brasil em terceiro lugar, atrás apenas dos Estados Unidos e Japão e empatado com Alemanha, França  e Reino Unido.

Este estudo foi elaborado pelo IDC (International Data Corporation), empresa que desenvolve estudos de mercado nas área de tecnologia da informação e telecomunicação. Os setores econômicos analisados pelo índice foram transporte, geração de energia, construção civil e  indústria.

O relatório revelou que o Brasil tem maior capacidade de redução nas emissões de CO2 no setor de transportes. "Por suas dimensões continentais, as chances de iniciativas que melhorem o transporte darem certo é muito grande", diz Roberto Gutierrez, diretor da IDC Brasil. "No caso da geração de energia, o país não deve reduzir tanto, uma vez que a matriz energética do país é considerada limpa e renovável", explica.
 

Acompanhe tudo sobre:Aquecimento globalClimaEmissões de CO2mobilidade-urbanaPoluiçãoTrânsito

Mais de Mundo

Sobe para 25 o número de mortos em explosões de walkie-talkies do Hezbollah

Exército do Líbano detona dispositivos de comunicação 'suspeitos' após onda de explosões

Parlamento Europeu reconhece Edmundo González Urrutia como presidente eleito da Venezuela

Colômbia suspende diálogo com ELN após ataque a base militar