Mundo

Brasil e Irã assinam acordos comerciais e de cooperação na área de energia

Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje (16) em Teerã, capital do Irã, que o mercado brasileiro está aberto aos produtos e serviços iranianos como uma forma de estreitar a cooperação comercial entre os dois países. De acordo com a agência oficial de notícias do Irã - Irna - Lula participou […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h42.

Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje (16) em Teerã, capital do Irã, que o mercado brasileiro está aberto aos produtos e serviços iranianos como uma forma de estreitar a cooperação comercial entre os dois países. De acordo com a agência oficial de notícias do Irã - Irna - Lula participou do encerramento do 14º Encontro Empresarial Brasil-Irã, juntamente com o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad.

Segundo Ahmadinejad, o Irã está determinado a consolidar uma relação de longo termo com o Brasil. O presidente iraniano disse que o país dele decidiu, num primeiro estágio ampliar os negócios entre os dois países em US$ 10 bilhões. "Estamos continuando uma relação que já vem de muitos anos. O Brasil e o Irã são países que se destacam na América Latina e no Oriente Médio e devem alcançar um nível desejável de interação e cooperação mútuas", declarou o governante.

Segundo Ahmadinejad, Irã e Brasil se opõem às agressões e tiranias e advogam "a paz, a tranquilidade, o desenvolvimento e a Justiça para todas as nações ao redor do globo".

Até agora, cinco documentos de cooperação entre Brasil e Irã foram assinados em Teerã. O ministro de Minas e Energia, Márcio Zimmerman, e o ministro da Energia do Irã, Ali Akbar Mehrabian, assinaram acordo de cooperação nas áreas de mineração e geologia, abrindo a possibilidade de participação da iniciativa privada. O ministro iraniano também assinou acordo com a Petrobras. Outros três documentos serão assinados até o fim do dia. A agência Irna não divulgou mais detalhes sobre os acordos firmados até agora.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaÁsiaComércioComércio exteriorDados de BrasilIrã - País

Mais de Mundo

Ucrânia fecha acordo com EUA sobre recursos minerais, diz imprensa americana

Novo boletim médico do Papa Francisco afirma que condição 'permanece crítica, mas estável'

Administração Trump autoriza que agências ignorem ordem de Musk sobre e-mails de prestação de contas

Chanceler de Lula pede protagonismo global dos países em desenvolvimento no Brics