Mundo

Brasil financiará estudos de biocombustíveis em países em desenvolvimento

Acordo vai permitir que o BNDES crie uma linha de crédito com esse própósito; projeto na África deverá ser o primeiro beneficiado

Acordo entre o BNDES e o Ministério de Relações Exteriores permitiu o financiamento (Manoel Marques/VEJA)

Acordo entre o BNDES e o Ministério de Relações Exteriores permitiu o financiamento (Manoel Marques/VEJA)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de fevereiro de 2011 às 13h48.

Brasília- O Ministério das Relações Exteriores do Brasil e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) assinaram nesta quinta-feira um acordo para financiar estudos na área de bioenergia em outros países em desenvolvimento.

Conforme comunicado do Ministério que não detalha os números do crédito, o Acordo de Cooperação para a Promoção de Biocombustíveis em Países em Desenvolvimento assinado entre a chancelaria e a principal instituição de fomento do Brasil beneficiará inicialmente uma série de estudos em países da África Ocidental.

O primeiro estudo será realizado em associação com a União Econômica e Monetária do Oeste Africano (UEMOA), formada pelo Benin, Burkina Fasso, Costa do Marfim, Guiné-Bissau, Mali, Níger, Senegal e Togo.

Com o grupo existia, desde outubro de 2007, um memorando de entendimento na Área de Biocombustíveis para realizar estudos de viabilidade sobre a produção dos combustíveis verdes nessa região.

O estudo aprovado terá como fim "determinar os locais mais indicados e as melhores condições de desenvolvimento sustentável para a instalação de projetos de bioenergia", detalhou o comunicado.

Brasil é o maior exportador mundial de etanol a partir de cana-de-açúcar e o segundo maior produtor de combustíveis verdes no mundo depois dos Estados Unidos. O país alcançou importantes avanços na produção de biodiesel.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaBiocombustíveisBNDESCombustíveisDados de BrasilGovernoPesquisa e desenvolvimento

Mais de Mundo

Eleições no Uruguai: Mujica vira 'principal estrategista' da campanha da esquerda

Israel deixa 19 mortos em novo bombardeio no centro de Beirute

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA

Eleições no Uruguai: 5 curiosidades sobre o país que vai às urnas no domingo