Mundo

Brasil enviará 53 mil toneladas de alimentos à Somália e Etiópia

Ajuda será feita através da ONU; região enfrenta crise alimentar

Criança alimentada em Mogadíscio, Somália: a ONU espera levar no total 100 toneladas para alimentar 35 mil crianças por mês (Mustafa Abdi/AFP)

Criança alimentada em Mogadíscio, Somália: a ONU espera levar no total 100 toneladas para alimentar 35 mil crianças por mês (Mustafa Abdi/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de julho de 2011 às 16h09.

Rio de Janeiro - O Governo anunciou nesta quinta-feira que aprovou o envio de 53 mil toneladas de alimentos à Somália e Etiópia, que enfrentam uma série crise de fome no leste da África.

As doações serão realizadas através do Programa Mundial de Alimentos (PMA) das Nações Unidas, organismo que coordena a ajuda internacional. No total, serão enviadas 38 mil toneladas de alimentos à Somália e as 15 mil toneladas restantes serão destinadas aos campos de refugiados na Etiópia.

Na semana passada, a ONU declarou o estado de crise de fome em duas regiões do sul da Somália, Bakool e Baixa Shabelle e, desde então, o PMA arrecadou US$ 252 milhões de diversas fontes, segundo informou nesta quinta-feira o organismo, que desde quarta-feira conseguiu estabelecer uma ponte aérea entre Nairóbi e Mogadíscio para canalizar as ajudas.

Quase a metade da população somali, cerca de 3,7 milhões de pessoas, se encontra em uma situação crítica pela falta de alimentos.

A crise de fome se estende a grande parte da região do Chifre da África devido a uma seca persistente, a pior em 60 anos, segundo a ONU.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaAlimentaçãoAmérica LatinaDados de BrasilTrigo

Mais de Mundo

Reino Unido pede a seus cidadãos que deixem o Líbano em voos comerciais

Qual o risco de guerra entre Líbano e Israel após as explosões de pagers?

Guarda Revolucionária do Irã promete 'resposta esmagadora' por ataques no Líbano

Biden receberá Zelensky na Casa Branca para falar sobre guerra com a Rússia