Mundo

Brasil é o país com mais católicos no mundo, mas percentual de fiéis teve queda

Há mais de 182 milhões de fiéis no país, segundo dados do Vaticano

Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, no interior de São Paulo (Leandro Fonseca/Exame)

Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, no interior de São Paulo (Leandro Fonseca/Exame)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 7 de maio de 2025 às 09h19.

O Brasil é o país com o maior número de católicos no mundo, segundo dados do Vaticano. De acordo com dados do Anuário Pontifício 2025, são 182 milhões de católicos no país, o que representa 13% do total de seguidores da igreja no mundo.

O percentual deles, no entanto, vem diminuindo. Em 1980, os católicos eram 90% da população brasileira. Já em 2010, último ano com dados do censo disponíveis, esse percentual caiu para 64,6%.

Em 2022, uma pesquisa Datafolha apontou que 51% da população brasileira se identificava como católica.

Situação global da Igreja Católica

A Igreja Católica apresentou um aumento de 1,15% em seu total de fiéis entre 2022 e 2023, alcançando 1,4 bilhão de fiéis, conforme revelado pelo Anuário Pontifício 2025.

Com esse crescimento, a Igreja continua sua expansão, especialmente na África, onde o número de católicos aumentou 3,31%, alcançando 281 milhões de fiéis em 2023. Este dado reflete a dinâmica crescente da religião no continente africano, destacando países como a República Democrática do Congo, com 55 milhões de católicos, e a Nigéria, com 35 milhões.

A América, que representa quase metade da população católica mundial, também teve crescimento, embora mais modesto.

Países como Itália, Polônia e Espanha ainda registram mais de 90% de católicos em sua população, mas a tendência de estagnação demográfica na Europa reflete desafios para o futuro da Igreja no continente.

Em termos de clero, o número de bispos aumentou 1,4% entre 2022 e 2023, totalizando 5.430 bispos no mundo. A maior concentração de bispos permanece na América e na Europa, com a África apresentando uma variação maior na quantidade de bispos por número de católicos, um reflexo da crescente demanda pastoral.

A situação dos sacerdotes também demonstra diferenças regionais. Embora o número total de padres tenha diminuído ligeiramente (-0,2%), a África e a Ásia experimentaram aumentos significativos de 2,7% e 1,6%, respectivamente.

Em contrapartida, a Europa e a América registraram quedas no número de sacerdotes. A escassez de padres é particularmente visível na América do Sul, África e América Central, regiões com grande número de católicos e onde a demanda por serviços pastorais continua a superar a oferta.

Acompanhe tudo sobre:Papa FranciscoIgreja CatólicaBrasilReligião

Mais de Mundo

Resultado do conclave: veja que horas sai a fumaça da 2ª votação

Índia x Paquistão: como começou o conflito entre os dois países, que têm armas nucleares

Trump diz que não reduzirá tarifas sobre a China para retomar negociações

Conclave: como a fumaça fica preta ou branca?