Mundo

Brasil deve recuperar produção de petróleo, prevê AIE

A AIE estima uma produção média do país avançando dos 2,07 milhões de barris/dia no primeiro trimestre para 2,35 milhões de barris/dia na média entre outubro e dezembro de 2013


	A produção brasileira de petróleo diminuiu em cerca de 200 mil barris por dia no primeiro trimestre de 2013 na comparação com igual período de 2012
 (Alfredo Estrella/AFP)

A produção brasileira de petróleo diminuiu em cerca de 200 mil barris por dia no primeiro trimestre de 2013 na comparação com igual período de 2012 (Alfredo Estrella/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de junho de 2013 às 10h55.

Londres - A produção de petróleo no Brasil caiu no primeiro trimestre e também no mês de abril, mas o ritmo deve voltar a crescer.

A previsão é da Agência Internacional de Energia (AIE), que estima uma produção média do País avançando dos 2,07 milhões de barris por dia observados no primeiro trimestre para 2,35 milhões de barris/dia na média entre outubro e dezembro de 2013.

Segundo relatório divulgado nesta quarta-feira, 12, a produção brasileira de petróleo diminuiu em cerca de 200 mil barris por dia no primeiro trimestre de 2013 na comparação com igual período de 2012.

Em abril deste ano, a tendência continuou e dados preliminares mostram que produção brasileira somou aproximadamente 1,9 milhão de barris por dia no mês, em queda de 100 mil barris/dia na comparação com um ano antes.

O recuo na produção observada no primeiro trimestre e em abril é resultado da manutenção de alguns campos de produção. Segundo a AIE, a plataforma P-54 da Petrobras, por exemplo, passou por manutenção planejada, o que afetou o desempenho da estatal. A produção da Shell também foi reduzida com os trabalhos de manutenção nos campos de Peregrino, Ostra e Argonauta.

Com o fim dos trabalhos de manutenção, a produção deve voltar ao normal e tende a crescer até o patamar de 2,4 milhões de barris por dia em dezembro. "A produção deverá aumentar com a conclusão da manutenção planejada e a produção no poço Cidade de Paraty, no campo de Lula, e da P-55, no campo de Roncador", diz o documento.

Acompanhe tudo sobre:EnergiaIndústriaIndústria do petróleoIndústrias em geralPetróleo

Mais de Mundo

Musk critica caças tripulados como o F-35 — e exalta uso de drones para guerras

Líder supremo do Irã pede sentença de morte contra Netanyahu

Hezbollah coloca Tel Aviv entre seus alvos em meio a negociações de cessar-fogo

Israel e Hezbollah estão a poucos dias de distância de um cessar-fogo, diz embaixador israelense