Mundo

Bracelpa, Abraf e Abipa se unem para associação florestal

Bracelpa irá fazer uma fusão com a Abipa e com a Abraf em uma nova associação que deverá contar com cerca de 60 associados


	Floresta plantada: Conselho Deliberativo terá como presidente Carlos Aguiar, que já ocupou o cargo de presidente da Fibria e atualmente faz parte do Conselho de Administração da empresa
 (.)

Floresta plantada: Conselho Deliberativo terá como presidente Carlos Aguiar, que já ocupou o cargo de presidente da Fibria e atualmente faz parte do Conselho de Administração da empresa (.)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de abril de 2014 às 18h49.

São Paulo - As empresas que atuam no ramo de papel e celulose, painéis de madeira e pisos laminados - produtos que têm como matéria-prima a base florestal plantada - lançaram nesta terça-feira, 29, a nova associação para representar o setor. A criação de uma nova entidade de classe foi antecipada pelo Broadcast, serviço de informações da Agência Estado, em reportagem de agosto de 2013.

A associação foi estruturada ao longo dos últimos dois anos e meio e ganhou o nome de Indústria Brasileira de Árvores (Ibá). A associação nasce com 70 empresas associadas, cuja receita bruta totalizou R$ 60 bilhões em 2013, conforme dados apresentados à imprensa.

A Ibá resultou da unificação de outras associações que já defendiam interesses de algumas empresas do ramo. É o caso da Associação Brasileira de Celulose e Papel (Bracelpa), entidade que reúne as maiores empresas do setor, incluindo Fibria, Suzano e Klabin, que é uma das protagonistas da criação dessa nova associação.

O movimento é compartilhado pela Associação Brasileira de Produtores de Florestas Plantadas (Abraf), que reúne as fabricantes de celulose e também empresas como a Gerdau e a ArcelorMittal; pela Associação Brasileira da Indústria de Piso Laminado de Alta Resistência (Abiplar); e pela Associação Brasileira da Indústria de Painéis de Madeira (Abipa), que tem entre seus associados a Eucatex a Masisa. Esta última, porém, não entrou para o quadro de associados da Ibá durante o processo de transição.

O objetivo da Ibá será o aumento da competitividade das empresas do setor e a unificação da interlocução com membros do governo federal, ONGs e outras cadeias produtivas.

"Um trabalho de consultoria mostrou que é melhor migrar para uma nova associação ao invés de manter quatro delas com diferentes interlocutores com Brasília", afirmou Elizabeth de Carvalhaes, presidente da Bracelpa e presidente executiva da Ibá. O conselho deliberativo da nova associação será presidido por Carlos Augusto Lira Aguiar, ex-presidente da Aracruz e atual membro do conselho de administração da Fibria.

Matéria atualizada às 18h48min do mesmo dia para corrigir uma informação.  A Masisa fazia parte da Abipa, mas não entrou para o quadro de associados da Ibá.

Acompanhe tudo sobre:FlorestasMadeiraMeio ambientePapel e Celulose

Mais de Mundo

Justiça da Bolívia retira Evo Morales da chefia do partido governista após quase 3 décadas

Aerolineas Argentinas fecha acordo com sindicatos após meses de conflito

Agricultores franceses jogam esterco em prédio em ação contra acordo com Mercosul

Em fórum com Trump, Milei defende nova aliança política, comercial e militar com EUA