Operários da BP realizam últimos ajustes para tentar conter o vazamento de petróleo (.)
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h37.
Washington - A empresa British Petroleum (BP) selou um dos três pontos através dos quais vazava óleo cru no Golfo do México, o que deve facilitar a instalação de uma estrutura de aço sobre a principal fonte do vazamento, disse hoje a Guarda Litorânea.
David Mosley, suboficial da Guarda Litorânea, disse que a operação aconteceu na noite desta terça-feira, embora descarte que isso reduza o volume do vazamento.
A BP disse que a redução do número de vazamentos facilitará a instalação prevista para este fim de semana de estrutura de aço em forma de cúpula e que pesa aproximadamente 100 toneladas para fechar o poço.
O contêiner metálico deve recolher o petróleo que flui através da principal abertura no poço e, posteriormente, bombeá-lo para um navio. Caso funcione, essa será a principal solução a curto prazo para frear um desastre ecológico na região.
A bomba terá que ser instalado a 1,5 mil metros de profundidade em uma operação sem precedentes cujos resultados ainda são incertos.
O vazamento começou no dia 20 de abril após a explosão e posterior afundamento da plataforma petrolífera operada pela BP.
Do poço saem 800 mil litros diários de petróleo para o mar, equivalentes a cinco mil barris de petróleo, segundo as estimativas oficiais.