Mundo

Botucatu lidera ranking de municípios verdes

Levantamento avalia o engajamento das cidades em áreas como tratamento de esgoto, lixo, recuperação de mata, arborização, educação ambiental, poluição e estrutura ambiental

Botucatu, no interior paulista: cidade lidera ranking de município verde (Divulgação/Prefeitura de Botucatu)

Botucatu, no interior paulista: cidade lidera ranking de município verde (Divulgação/Prefeitura de Botucatu)

share
DR

Da Redação

Publicado em 19 de dezembro de 2012 às 09h36.

São Paulo - O governo de São Paulo divulgou nesta terça-feira (18), pelo quarto ano consecutivo, o ranking ambiental dos municípios paulistas. O levantamento, que depende de adesão voluntária das prefeituras, avalia o engajamento das cidades no ano que passou em áreas como tratamento de esgoto, lixo, recuperação de mata ciliar, arborização urbana, educação ambiental, poluição do ar e estrutura ambiental, entre outras.

Neste ano, dos 645 municípios do Estado, 371 enviaram as informações. Botucatu foi a primeira colocada, com nota 97,26.

De acordo com Mauro Haddad, coordenador do Programa Município Verde Azul, que faz a avaliação, foi considerado o desempenho das cidades em torno de dez diretivas, num total de 76 ações. As informações são passadas pelas próprias prefeituras, mas depois a Secretaria de Meio Ambiente comprova os dados por amostragem de municípios, com visitação in loco.

Ele afirma que, apesar de a participação dos municípios ser voluntária, desde que o programa foi criado, em 2007, já foi possível elaborar uma série histórica de algumas dessas informações, o que permite fazer comparações. Em 2007, por exemplo, 45% dos municípios tratavam seu esgoto. Em 2012 já eram 55%. A meta do governo é chegar a 2020 com 100%.

Também houve melhora em áreas como a estrutura ambiental. "Quando começou, só 182 municípios tinham uma secretaria ou algum órgão voltado especificamente para os assuntos ambientais. Neste ano chegaram a 567, o que mostra que o assunto está ganhando atenção", diz.

A ideia de criar o programa foi incentivar os municípios a lidar com os problemas ambientais. Os que tiram nota maior que 80 recebem um certificado. o que confere prioridade na captação de recursos. Os 50 mais bem colocados recebem também equipamentos. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo

Acompanhe tudo sobre:CidadesPreservação ambientalSustentabilidade

Mais de Mundo

Turquia confirma PKK como responsável pelo ataque a estatal aeroespacial

Otan confirma envio de tropas da Coreia do Norte à Rússia

Aeroporto da Nova Zelândia impõe limite de 3 minutos para abraços de despedida