Mundo

Boris Johnson se reúne com equipe de Trump nos EUA

Encontros têm como objetivo preparar a viagem que a chefe de governo britânico, Theresa May, planeja fazer aos Estados Unidos

Boris Johnson: a visita de Johnson sucede outra realizada em dezembro por representantes de May (Faisal Al Nasser/Reuters)

Boris Johnson: a visita de Johnson sucede outra realizada em dezembro por representantes de May (Faisal Al Nasser/Reuters)

E

EFE

Publicado em 9 de janeiro de 2017 às 09h59.

Londres - O ministro das Relações Exteriores do Reino Unido, Boris Johnson, se reúne nesta segunda-feira com integrantes da equipe do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, para preparar a futura visita da primeira-ministra, Theresa May, confirmou um porta-voz do Ministério britânico.

Johnson, que assumiu o cargo em julho, após o referendo do "Brexit" (saída do Reino Unido da União Europeia), voou ontem à noite para Nova York, onde se encontrou com o genro do magnata, Jared Kushner, e com o chefe de estratégia de sua equipe de transição, Steve Bannon, de acordo com a fonte britânica.

Espera-se que o titular do Foreign Office também se encontre com vários congressistas republicanos em Washington, entre eles o presidente da Câmara dos Representantes, Paul Ryan, e os senadores Bob Corker e Mitch McConnell.

A visita de Johnson sucede outra realizada em dezembro por representantes de May, que também tinha como objetivo preparar a viagem que a chefe de governo britânica planeja fazer aos Estados Unidos no segundo trimestre deste ano para se reunir com o futuro presidente.

Trump afirmou ontem no Twitter que tem "muita vontade" de receber a líder conservadora em seu país, em uma data que ainda não foi especificada.

"Tenho muita vontade de me encontrar com a primeira-ministra Theresa May em Washington nesta primavera. O Reino Unido é um aliado dos Estados Unidos há muito tempo e é muito especial!", tuitou o presidente eleito.

May declarou no domingo que deseja "aprofundar" a relação bilateral "para benefício tanto do Reino Unido como dos Estados Unidos".

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEstados Unidos (EUA)Reino UnidoTheresa May

Mais de Mundo

Quem é Friedrich Merz, novo chanceler da Alemanha que quer independência dos EUA

Hamas diz que não vai retomar negociação com Israel até que país solte detentos palestinos

Guerra na Ucrânia completa três anos e Zelensky elogia 'heroísmo' da população

Principal alvo das tarifas sobre metais é a China, diz ex-assessora de comércio da Casa Branca