Mundo

Boric afirma que tratou de integração e Venezuela em reunião com Lula

O presidente chileno afirmou ainda que ele e Lula compartilharam entre si convites para visitas de Estado

Boric disse que Chile e Brasil querem fortalecer mecanismos multilaterais da América do Sul (Alejandro Cegarra/Bloomberg/Getty Images)

Boric disse que Chile e Brasil querem fortalecer mecanismos multilaterais da América do Sul (Alejandro Cegarra/Bloomberg/Getty Images)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 2 de janeiro de 2023 às 19h50.

Última atualização em 2 de janeiro de 2023 às 19h54.

O presidente do Chile, Gabriel Boric, disse que discutiu, em reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a integração entre os dois países e também a situação da Venezuela. O mandatário chileno destacou ainda que ele e Lula trocaram convites para visitas de Estado.

"Temos muito trabalho e desafios conjuntos", afirmou ao sair de reunião bilateral com Lula no Palácio do Itamaraty, em Brasília. "Apresentamos uma proposta para trabalhar em torno da presidência do BID, que é exercida pelo Brasil, para que tenhamos um programa para as classes médias empobrecidas na América Latina no contexto da pandemia."

Boric disse que Chile e Brasil querem fortalecer mecanismos multilaterais da América do Sul, como a Celac e a Unasul. Diante disso, foi questionado sobre como os países veem a situação da Venezuela, que foi suspensa de mecanismos multilaterais nos últimos anos. O Brasil retomou relações com a Venezuela com a chegada de Lula ao Planalto.

Receba as notícias mais relevantes do Brasil e do mundo toda manhã no seu e-mail. Cadastre-se na newsletter gratuita EXAME Desperta.

"Conversamos da importância da solução para a crise que vive a Venezuela no último ano, e sobre a importância de que se reincorpore nos mecanismos multilaterais", comentou. "Uma das questões é justamente como a Venezuela se reincorpora no contexto sul-americano, e em como garantimos que o processo de 2024 seja totalmente legítimo e tenha uma garantia para todos os atores", acrescentou.

O presidente chileno afirmou ainda que ele e Lula compartilharam entre si convites para visitas de Estado. Ele não deu detalhes, porém, sobre possíveis datas.

LEIA TAMBÉM:

Qual é o salário de Lula e Alckmin? Saiba quanto o presidente e o vice vão ganhar

Com nomeação de ministros de Lula, representatividade feminina aumentará no Senado

Acompanhe tudo sobre:ChileGabriel BoricLuiz Inácio Lula da SilvaVenezuela

Mais de Mundo

Exportações da China devem bater recorde antes de guerra comercial com EUA

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"