Vista de Bruxelas: bonde vai circular até o próximo dia 6 de outubro (Wikimedia Commons)
Da Redação
Publicado em 8 de setembro de 2014 às 13h21.
Bruxelas - Um bonde que circulará pelas ruas de Bruxelas até o próximo dia 6 de outubro impedirá que seus passageiros tenham acesso à internet através de seus telefones celulares em um protesto contra a censura imposta a milhões de pessoas no mundo, informou a Anistia Internacional Bélgica, responsável pela ação.
O veículo amarelo, cor característica da Anistia Internacional, e que traz o slogan "A liberdade de expressão não é para todo mundo" começou a circular nesta manhã na praça do Palácio de Justiça de Bruxelas.
A iniciativa, batizada como "Tram"nesty" e que já foi realizada no último verão na cidade belga de Gent, circulará em quatro linhas de bonde da cidade até o próximo dia 6 de outubro.
Neste, quando um passageiro tentar se conectar à internet, o acesso será negado e aparecerá a mensagem: "O senhor não pode se expressar pela internet durante este trajeto. Para milhões de pessoas no mundo é assim todos os dias".
Além desta simbólica restrição no bonde, os passageiros também poderão apoiar a liberdade de expressão nas redes sociais através da hashtag "#tramnesty".
O diretor da Anistia Internacional Bélgica, Philippe Hensmans, considerou que a iniciativa é "um meio excelente de sensibilizar o público" sobre a realidade vivida em muitas partes do mundo.
"Governos de todo o mundo tomam o controle da internet para reprimir a livre expressão em linha, censurar as informações relativas a violações de direitos e vigiar os internautas de maneira não dirigida a ninguém em particular, em nome da segurança nacional", lamentou.