Mundo

Bombas em oleoduto no Iêmen interrompem fluxo de petróleo

O ataque aconteceu no distrito de Serwah, na província produtora de petróleo de Maarib


	Oleoduto: o Iêmen, que depende das exportações de petróleo para financiar até 70 por cento do seu orçamento
 (Nathan VanderKlippe/The Globe and Mail/Reuters)

Oleoduto: o Iêmen, que depende das exportações de petróleo para financiar até 70 por cento do seu orçamento (Nathan VanderKlippe/The Globe and Mail/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de fevereiro de 2014 às 10h15.

Sanaa - Homens armados, membros de tribos, bombardearam o principal oleoduto do Iêmen neste sábado, interrompendo o fluxo para o principal terminal de exportações de petróleo bruto do país, menos de um mês depois dele ter sido consertado, disseram autoridades locais e do setor petrolífero.

O ataque aconteceu no distrito de Serwah, na província produtora de petróleo de Maarib, disseram as autoridades, e causou um grande incêndio que forçou o fechamento do oleoduto e interrompeu o fluxo de petróleo dos campos de Maarib ao terminal petrolífero de Ras Isa, no Mar Vermelho.

O Iêmen, que depende das exportações de petróleo para financiar até 70 por cento do seu orçamento, tem sofrido ataques frequentes contra seu principal oleoduto nos últimos anos. O último aconteceu em 26 de dezembro e o oleoduto foi consertado em 5 de janeiro.

Membros de tribos, descontentes, organizam esse tipo de ataque para pressionar o governo a gerar empregos, resolver disputas territoriais ou libertar parentes da prisão.

Acompanhe tudo sobre:EnergiaExplosõesIêmenPetróleo

Mais de Mundo

México pede que EUA reconheçam que têm 'um problema grave de consumo de drogas'

Rússia considera 'inaceitável' plano europeu para força de paz na Ucrânia

Trump publica carta endereçada a Bolsonaro e volta a criticar processo no STF

Casa Branca responde Lula e diz que Trump não quer ser o 'imperador do mundo'