Mundo

Em carta a Biden, Bolsonaro diz querer seguir "parceria" com EUA pelo meio ambiente

Entusiasta do ex-presidente Trump, Bolsonaro foi um dos chefes de Poder Executivo no mundo que mais demorou para aceitar a vitória de Biden

Jair Bolsonaro: para a barrar a medida, presidente alegou que o projeto não apresenta a estimativa do respectivo impacto orçamentário e financeiro, violando regras constitucionais, fiscais e orçamentárias. (Marcos Corrêa/PR/Flickr)

Jair Bolsonaro: para a barrar a medida, presidente alegou que o projeto não apresenta a estimativa do respectivo impacto orçamentário e financeiro, violando regras constitucionais, fiscais e orçamentárias. (Marcos Corrêa/PR/Flickr)

R

Reuters

Publicado em 20 de janeiro de 2021 às 18h14.

Última atualização em 20 de janeiro de 2021 às 18h45.

O presidente Jair Bolsonaro cumprimentou nesta quarta-feira o recém-empossado presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, em mensagem no Twitter, e disse estar pronto para trabalhar pela prosperidade dos dois países.

"Cumprimento Joe Biden como 46º Presidente dos EUA. A relação (Brasil e EUA) é longa, sólida e baseada em valores elevados, como a defesa da democracia e das liberdades individuais. Sigo empenhado e pronto para trabalhar pela prosperidade de nossas nações e o bem-estar de nossos cidadãos", disse.

"Para marcar essa data, enderecei carta ao presidente dos EUA, Joe Biden, cumprimentando-o por sua posse e expondo minha visão de um excelente futuro para a parceria Brasil-EUA", completou Bolsonaro, que não divulgou por ora o teor da mensagem.

"Estamos prontos, ademais, para continuar a nossa parceria em prol do desenvolvimento sustentável e da proteção do meio ambiente, em especial a Amazônia, com base em nosso Diálogo Ambiental, recém-inaugurado", disse.

"Noto, a propósito, que o Brasil demonstrou o seu compromisso com o Acordo de Paris com a apresentação de suas novas metas nacionais", reforçou ele, na missiva.

Durante a corrida à Casa Branca, Biden chegou a criticar a política ambiental do governo Jair Bolsonaro para a Amazônia. O presidente brasileiro rebateu o democrata na ocasião.

Entusiasta do ex-presidente Donald Trump, a quem defendeu a reeleição, Bolsonaro foi um dos chefes de Poder Executivo no mundo que mais demorou para aceitar a vitória de Biden no pleito dos EUA em novembro. Ele chegou a insinuar que teria havido fraude na disputa norte-americana.

Acompanhe tudo sobre:AmazôniaDonald TrumpEstados Unidos (EUA)Governo BolsonaroJair BolsonaroJoe Biden

Mais de Mundo

Trump avalia adiar proibição do TikTok por 90 dias após assumir presidência dos EUA

Rússia admite ter atingido alvos em Kiev em retaliação aos ataques de Belgorod

Mídia americana se organiza para o retorno 'vingativo' de Trump

'Vários feridos' em acidente com teleférico em estação de esqui na Espanha