Mundo

Bolsas na Europa fecham em alta após fortes dados

Dados econômicos nos EUA e em países europeus elevaram o otimismo entre os investidores

Bolsa de Frankfurt (Bolsa de Frankfurt)

Bolsa de Frankfurt (Bolsa de Frankfurt)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de dezembro de 2011 às 14h25.

Londres - As ações europeias subiram nesta terça-feira em um pregão de poucos negócios, depois que um salto no início de construção de casas nos EUA, uma leitura forte do índice Ifo de confiança do empresariado alemão e um sólido leilão de dívida da Espanha reforçaram esperanças dos investidores sobre a perpectiva econômica global.

O índice FTSEurofirst 300 das principais ações europeias fechou em alta de 1,9 por cento, aos 975 pontos, de acordo com números preliminares.

O cíclico setor automotivo, dependente de forte crescimento econômico, foi o de melhor desempenho, com o índice STOXX Europe 600 para o setor em alta de 5 por cento devido à perspectiva de crescimento melhorada.

"Ös mercados estão tendo uma visão favorável dos dados econômicos, já que isso pode significar que a perspectiva para os resultados das companhias não é tão ruim", disse o estrategista-chefe da Brewin Dolphin, Mike Lenhoff.

"O leilão espanhol foi útil e a queda nos yields dos bônus se traduziu em investidores comprando ativos mais arriscados, mas quem sabe o que vai acontecer a seguir? Nós não vamos mudar nossa posição defensiva em nossos portfólios."

Em Londres, o índice Financial Times subiu 1,02 por cento, a 5.419 pontos. Em Frankfurt, o índice DAX avançou 3,11 por cento, para 5.847 pontos.

Em Paris, o índice CAC-40 ganhou 2,73 por cento, a 3.055 pontos. Em Milão, o índice Ftse/Mib saltou 2,87 por cento, para 14.965 pontos.

Em Madri, o índice Ibex-35 fechou com alta de 2,44 por cento, a 8.454 pontos. Em Lisboa, o índice PSI20 teve valorização de 0,43 por cento, para 5.350 pontos.

Acompanhe tudo sobre:Europabolsas-de-valoresAçõesMercado financeiroCACDAXFTSE

Mais de Mundo

Governo Trump diz que revisará 55 milhões de vistos nos EUA em busca de problemas

Ataque contra helicóptero da Polícia da Colômbia deixa ao menos um morto e dois feridos

Furacão Erin provoca inundações no litoral dos EUA

EUA e Europa buscam opções para encerrar a guerra na Ucrânia