Mundo

Bolívia pede que EUA devolvam Guantánamo a Cuba

Segundo o presidente boliviano, aliado político de Cuba e crítico dos Estados Unidos, "terminar com o bloqueio econômico é terminar com a Guerra Fria"


	Guantánamo: "Esta visita só será frutífera quando os Estados Unidos devolverem Guantánamo a Cuba e quando for levantado o embargo"
 (Mladen Antonov/AFP)

Guantánamo: "Esta visita só será frutífera quando os Estados Unidos devolverem Guantánamo a Cuba e quando for levantado o embargo" (Mladen Antonov/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de março de 2016 às 14h24.

O presidente da Bolívia, Evo Morales, pediu nesta segunda-feira que os Estados Unidos devolvam Guantánamo a Cuba e acabem com o embargo econômico vigente desde 1960, por ocasião da visita de Barack Obama à ilha.

"Esta visita só será frutífera quando os Estados Unidos devolverem Guantánamo (território da ilha onde está instalada uma base americana desde 1903) a Cuba e quando for levantado o embargo", afirmou à imprensa.

Segundo o presidente boliviano, aliado político de Cuba e crítico dos Estados Unidos, "terminar com o bloqueio econômico é terminar com a Guerra Fria. E devolver Guantánamo é terminar com o colonialismo na América Latina e no Caribe".

Morales disse ainda esperar que a visita de Obama a Cuba não faça parte de "um show político sob certos interesses hegemônicos".

"Por que (Obama) também não visita a Venezuela? Na Venezuela continua implementando normas que declaram como se fosse um país perigoso para os Estados Unidos", protestou.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosAmérica LatinaEstados Unidos (EUA)BolíviaCuba

Mais de Mundo

'Estamos à beira de um acordo de paz em Gaza', diz secretária das Relações Exteriores do Reino Unido

Protesto contra ofensiva de Israel em Gaza reúne entre 60 mil pessoas em Berlim

Venezuela realiza exercícios com a população para enfrentar terremotos e 'ameaça' dos EUA

Após ter visto revogado pelos EUA, Petro diz que 'não se importa' e que é 'livre no mundo'