Mundo

Bolívia diz que não pensa em legalizar consumo de maconha

A lei boliviana do Regime da Coca e Substâncias Controladas proíbe a produção, o tráfico e o consumo de maconha


	O presidente boliviano, Evo Morales: o consumo de maconha não dá prisão, mas os usuários "comprovados" são enviados à reabilitação
 (©AFP / Aizar Raldes)

O presidente boliviano, Evo Morales: o consumo de maconha não dá prisão, mas os usuários "comprovados" são enviados à reabilitação (©AFP / Aizar Raldes)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de agosto de 2012 às 18h20.

La Paz - O governo da Bolívia afirmou nesta terça-feira que não considera a possibilidade de legalizar o consumo de maconha como no Uruguai - onde se analisa tal possibilidade como alternativa diante do fracasso da luta contra o narcotráfico.

A ministra de Comunicação, Amanda Davila, disse em entrevista coletiva que "em nenhum momento" o governo do presidente Evo Morales esteve "pensando em legalizar o consumo de nenhum entorpecente nem nenhuma substância controlada".

Amanda desmentiu uma versão jornalística que atribui a ela ter levantado a possibilidade de que Morales siga o exemplo do governo do Uruguai, presidido por José Mujica.

"Não falava da Bolívia, mas do Uruguai, que está avaliando a legalização da maconha como uma alternativa para enfrentar o grande problema das drogas, porque a luta contra o narcotráfico fracassou no mundo", explicou.

A ministra disse ainda que Morales afirmou não ter "em absoluto" um projeto nesse sentido, apesar de reconhecer que é uma reflexão que atualmente os líderes do mundo fazem.

A lei boliviana do Regime da Coca e Substâncias Controladas proíbe a produção, o tráfico e o consumo de maconha e pune com as mesmas penas que as outras drogas.

O cultivo da erva é punido com uma pena de um a três anos de prisão, seu processamento com cinco a 15 anos e seu tráfico, com dez a 25 anos.

O consumo de maconha não dá prisão, mas os usuários "comprovados" são enviados a centros de reabilitação.

Entre janeiro e julho deste ano a força antinarcóticos boliviana confiscou 387,7 toneladas de maconha. 

Acompanhe tudo sobre:PolíticosAmérica LatinaBolíviaMaconhaEvo Morales

Mais de Mundo

Últimos acontecimentos no cessar-fogo em Gaza: Hamas diz que libertará reféns

Nenhuma autoridade israelense comparecerá à cúpula de paz para Gaza no Egito

Ministro da Defesa israelense ordena que militares destruam os túneis do Hamas em Gaza

Trump discursará no Parlamento israelense durante visita por acordo de paz para Gaza