Mundo

Boko Haram liberta 21 meninas das 200 sequestradas em 2014

As adolescentes "foram postas em liberdade e estão sob custódia dos Serviços de Segurança do Estado", disse o porta-voz da presidência nigeriana


	Meninas sequestradas pelo Boko Haram: porta-voz da presidência nigeriana acrescentou que as negociações continuam em andamento
 (Reprodução/Twitter)

Meninas sequestradas pelo Boko Haram: porta-voz da presidência nigeriana acrescentou que as negociações continuam em andamento (Reprodução/Twitter)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de outubro de 2016 às 10h11.

Abuja - Vinte e uma meninas que faziam parte das mais de 200 estudantes sequestradas há dois anos e meio na cidade nigeriana de Chibok foram libertadas, informaram nesta quinta-feira à Agência Efe fontes governamentais.

As adolescentes, capturadas pelo grupo jihadista Boko Haram em abril de 2014, "foram postas em liberdade e estão sob custódia dos Serviços de Segurança do Estado", disse o porta-voz da presidência nigeriana, Mallam Garba Shehu.

A libertação é consequência das negociações entre o governo nigeriano e Boko Haram, e foi possível graças à colaboração da Cruz Vermelha e do governo da Suíça, escreveu Shehu em sua conta no Twitter.

O porta-voz acrescentou que as negociações continuam em andamento.

O presidente nigeriano, Mohammadu Buhari, que está a caminho da Alemanha, celebrou a notícia, segundo Shehu.

O diretor-geral dos Serviços de Segurança do Estado, Lawal Daura, expressou seu desejo de que as adolescentes descansem antes de se reunir com o vice-presidente nigeriano, Yemi Osinbajo, já que estavam "muito cansadas".

Os terroristas divulgaram em agosto um vídeo no qual apareciam menores supostamente pertencentes ao grupo de Chibok, para demonstrar que a maioria das 276 adolescentes raptadas seguem em cativeiro.

Dias depois, o presidente Buhari se mostrou disposto a negociar uma troca com prisioneiros do grupo terrorista para recuperar as sequestradas, como exigia o Boko Haram.

Até agora, 218 permaneciam em cativeiro, depois que algumas conseguiram escapar ou foram resgatadas por membros das forças de segurança nigerianas.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaBoko HaramMulheresNigériaSequestros

Mais de Mundo

10 frases que marcaram os primeiros 100 dias do Governo Trump

Apagão na Espanha pode ter relação com ao menos cinco mortes no país

Confusão com Zelensky e 'cala a boca' de filho de Musk: relembre cenas do início do governo Trump