Mundo

Blogueiro saudita ganha prêmio para Liberdade de Consciência

"Fazer um blog não é um crime. Badawi ganha o prêmio Sakharov 2015. Agora, liberdade para Badawi", assinalou o grupo


	Protesto contra a prisão do blogueiro saudita, Raif Badawi: fundador do fórum na internet Rede Liberal Saudita, foi condenado em setembro de 2014 a dez anos de prisão e a receber mil chicotadas
 (Getty Images / Carsten Koall)

Protesto contra a prisão do blogueiro saudita, Raif Badawi: fundador do fórum na internet Rede Liberal Saudita, foi condenado em setembro de 2014 a dez anos de prisão e a receber mil chicotadas (Getty Images / Carsten Koall)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de outubro de 2015 às 09h16.

Estrasburgo - O blogueiro Raif Badawi, da Arábia Saudita, é o vencedor do prêmio Sakharov para a Liberdade de Consciência, concedido a cada ano pelo Parlamento Europeu (PE, órgão legislativo da UE).

Badawi venceu a oposição venezuelana, agrupada na Mesa de Unidade Democrática (MUD), e Boris Nemtsov, político russo assassinado em fevereiro passado, que também concorriam ao famoso prêmio europeu, segundo contaram fontes locais.

A cerimônia de entrega do prêmio acontecerá no dia 16 de dezembro.

"Fazer um blog não é um crime. Badawi ganha o prêmio Sakharov 2015. S&D orgulhosos de tê-lo indicado. Agora, liberdade para Badawi", assinalou o grupo dos social-democratas do PE em sua conta na rede social Twitter, pouco depois de a Conferência de Presidentes da Eurocâmara ter tomado a decisão.

O blogueiro saudita, fundador do fórum na internet Rede Liberal Saudita, foi condenado em setembro de 2014 a dez anos de prisão e a receber mil chicotadas por "insultar o Islã" e criticar a "polícia da moral" saudita em seu blog.

Em junho passado, a Corte Suprema saudita confirmou a condenação, apesar das mostras maciças de solidariedade e apoio internacional que seu caso recebeu.

Sua indicação foi apresentada pelos social-democratas, pelos conservadores e reformistas (ECR) e pelos Verdes.

Acompanhe tudo sobre:EuropaUnião EuropeiaDireitos HumanosArábia SauditaBlogs

Mais de Mundo

Escalada da violência na Colômbia: 34 militares são feitos reféns em área dominada pelo narcotráfico

Polônia com seca histórica? Maior rio do país registra nível preocupante

Trump promete pena de morte para assassinos em Washington

Ponte em Guizhou será a mais alta do mundo, com 625 metros de altura