Mundo

Blogueiro egípcio Maikel Nabil condenado a dois anos de prisão

Ativista foi condenado por ter criticado o exército do país em seu blog

Blogueiros contrários ao governo trabalham em seus computadores na Praça Tahrir, no Egito, durante protesto contra Hosni Mubarak (AFP/Arquivo / Patrick Baz)

Blogueiros contrários ao governo trabalham em seus computadores na Praça Tahrir, no Egito, durante protesto contra Hosni Mubarak (AFP/Arquivo / Patrick Baz)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de dezembro de 2011 às 13h10.

Cairo - O blogueiro egípcio Maikel Nabil, em greve de fome para protestar contra sua prisão, foi condenado nesta quarta-feira a dois anos de prisão por um tribunal militar por ter criticado as Forças Armadas nacionais.

"Em nome do povo, Maikel Nabil foi condenado a dois anos de prisão e a uma multa de 200 libras egípcias", afirmou o tribunal militar em seu veredicto.

O tribunal considerou que a condenação de Nabil "não tinha a ver com a liberdade de opinião e expressão, e sim com os delitos de insulto e difamação em relação às Forças Armadas".

Maikel Nabil, de 26 anos, foi condenado em abril a três anos de prisão por um tribunal militar por ter "insultado" o exército em seu blog, no que constitui o primeiro julgamento de um blogueiro desde a queda do presidente Hosni Mubarak em fevereiro passado.

Depois da sentença, Nabil começou uma greve de fome.

Sua condenação motivou uma campanha de solidaridade internacional e a Anistia Internacional pediu às autoridades do Egito que o libertem.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaBlogsCensuraEgitoInternetPolítica no BrasilProtestos

Mais de Mundo

Otan afirma que uso de míssil experimental russo não vai dissuadir apoio à Ucrânia

Líder da Coreia do Norte diz que diálogo anterior com EUA apenas confirmou hostilidade entre países

Maduro afirma que começa nova etapa na 'poderosa aliança' da Venezuela com Irã

Presidente da Colômbia alega ter discutido com Milei na cúpula do G20