Mundo

Blogueiro é morto a golpes de facão em Bangladesh

É o terceiro caso em menos de três meses de morte de um crítico do extremismo religioso na nação de maioria muçulmana


	Vista de Bangladesh: vítima era editor de site que divulga o racionalismo e se opõe ao fundamentalismo islâmico
 (Wikimedia Commons)

Vista de Bangladesh: vítima era editor de site que divulga o racionalismo e se opõe ao fundamentalismo islâmico (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de maio de 2015 às 10h37.

Daca - Um blogueiro foi morto a golpes de facão em Bangladesh nesta terça-feira, no terceiro caso em menos de três meses de assassinato de um crítico do extremismo religioso na nação de maioria muçulmana.

Ananta Bijoy Das, um blogueiro que defendia o secularismo, foi atacado por quatro agressores mascarados no distrito de Sylhet, no nordeste do país, nesta terça-feira de manhã, disse à Reuters o alto funcionário da polícia Mohammad Rahamatullah. 

Segundo Rahamatullah, Das era um banqueiro de 33 anos de idade.

Ele também era editor da revista científica "Jukti", que significa "lógica", e integrava o conselho consultivo do "Mona Mukto" (Mente Livre), um site que divulga o racionalismo e se opõe ao fundamentalismo islâmico, fundado pelo blogueiro Avijit Roy, com base nos Estados Unidos.

O próprio Roy foi morto a machadadas em fevereiro quando regressava com a mulher de uma feira de livros em Daca. A mulher, Rafida Bonya Ahmed, sofreu ferimentos na cabeça e perdeu um dedo.

Em entrevista à Reuters nos Estados Unidos publicada esta semana, Ahmed qualificou o assassinato do marido como "um ato do terrorismo mundial".

De acordo com o serviço de monitoramento SITE, o grupo militante islâmico Ansar al-Islam Bangladesh afirmou que a rede Al Qaeda no Subcontinente Indiano tinha reivindicado a responsabilidade pelo ataque.

O braço regional da rede Al Qaeda não emitiu uma declaração sobre o assassinato, mas o Ansar afirmou manter laços com a organização e anteriormente fez declarações semelhantes, depois confirmadas pela Al Qaeda, disse o SITE.

Acompanhe tudo sobre:BangladeshBlogsCensura

Mais de Mundo

Setor de entrega atrai gigantes chineses ao Brasil com investimentos bilionários

Uruguai se despede do popular ex-presidente 'Pepe' Mujica

China anuncia suspensão de algumas contramedidas não tarifárias após negociações com os EUA

Qatar Airways fecha acordo para compra de até 210 aviões da Boeing durante visita de Trump