Mundo

Blinken fará visita à Coreia do Sul em meio a crise política

A Coreia do Sul é um aliado-chave dos Estados Unidos na área da segurança, mas o país asiático foi abalado por uma crise desencadeada pela tentativa do presidente Yoon Suk Yeol de impor a lei marcial

AFP
AFP

Agência de notícias

Publicado em 4 de janeiro de 2025 às 08h44.

O chefe da diplomacia americana, Antony Blinken, fará uma visita à Coreia do Sul na próxima semana, anunciou nesta sexta-feira o Ministério das Relações Exteriores sul-coreano, em meio ao caos político no país asiático, onde o presidente afastado resiste à prisão.

A Coreia do Sul é um aliado-chave dos Estados Unidos na área da segurança, mas o país asiático foi abalado por uma crise desencadeada pela tentativa do presidente Yoon Suk Yeol de impor a lei marcial em 3 de dezembro.

A chancelaria sul-coreana anunciou uma reunião entre o secretário de Estado americano e o colega Cho Tae-yul na próxima segunda-feira. Na pauta, deve estar "a aliança entre a Coreia do Sul e os Estados Unidos, a cooperação entre os dois países e o Japão, os problemas da Coreia do Norte e os desafios regionais e globais”.

Em seu comunicado, o Departamento de Estado americano não mencionou a situação política na Coreia do Sul. Blinken vai abordar “as formas de os dois países poderem continuar construindo uma cooperação crítica em relação aos desafios do mundo”.

O mandado de prisão contra Yoon expira no próximo dia 6, data em que Blinken deve se reunir com Cho.

O assessor de Segurança Nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, havia declarado no mês passado que "a democracia da Coreia do Sul é robusta e resistente”. "Continuaremos nos expressando publicamente e falando em privado com nossos colegas sul-coreanos, para destacar a importância de que isso continue", expressou.

Após a viagem a Seul, Blinken visitará outro importante aliado dos Estados Unidos na Ásia, o Japão, e seguirá na sequência até a França, onde deve discutir a guerra na Ucrânia e as crises no Oriente Médio.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)

Mais de Mundo

Guerrilheiro mais procurado da Colômbia afirma que não vai se render

Coreia do Norte testa mísseis antiaéreos em meio a exercícios militares dos EUA e da Coreia do Sul

Texas adota mapa eleitoral para preservar maioria legislativa de Trump, de olho nas eleições de 2026

Índia anuncia suspensão parcial de remessas postais aos EUA após mudança em tarifas