Mundo

Blatter e Platini perdem apelações contra suspensões da Fifa

A decisão afeta as esperanças do francês Platini de conseguir o cargo


	O presidente da Uefa, Michel Platini: decisão afeta as esperanças do francês
 (Jean Pierre Amet/Reuters)

O presidente da Uefa, Michel Platini: decisão afeta as esperanças do francês (Jean Pierre Amet/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de novembro de 2015 às 10h11.

Zurique - O presidente suspenso da Fifa, Joseph Blatter, e o presidente da Uefa, Michel Platini, perderam suas apelações contra suspensões provisórias de 90 dias pelo comitê de ética da Fifa, informou a organização nesta quarta-feira.

Blatter e Platini, que era favorito para substituir o suíço na eleição presidencial de 26 de fevereiro, foram suspensos em outubro, envolvidos em um amplo escândalo de corrupção no momento em que o esporte enfrenta investigações criminais na Suíça e Estados Unidos.

A decisão afeta as esperanças do francês Platini de conseguir o cargo, já que o comitê eleitoral da Fifa informou que o registro não será processado enquanto a suspensão estiver em vigor.

Ele não possui permissão de iniciar campanha ou participar de atividades relacionadas ao futebol até que sua suspensão de 90 dias seja retirada.

A única esperança para Platini, que foi suspenso junto com Blatter em 8 de outubro no aguardo de uma investigação completa do comitê de ética sobre suas condutas, é levar o caso para o Tribunal Arbitral do Esporte.

Caso ganhe a apelação, o comitê eleitoral informou que irá revisar o caso, mas, mesmo assim, ainda não há garantias que ele irá concorrer à presidência.

Envolvida em uma série de escândalos de corrupção nos últimos anos, a Fifa entrou em colapso em maio com as acusações nos Estados Unidos de 14 dirigentes de futebol, incluindo dois vice-presidentes da Fifa e executivos de marketing esportivo. Entre os envolvidos estava o ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) José Maria Marin, que concordou com a extradição para os Estados Unidos.

Acompanhe tudo sobre:EsportesFifaJoseph Blatter

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia