Hillary Clinton e Bill Clinton: o ex-presidente já tinha participado em alguns atos de campanha e arrecadação de fundos ao lado de sua esposa (GETTY IMAGES NORTH AMERICA/AFP/Arquivos)
Da Redação
Publicado em 4 de janeiro de 2016 às 21h34.
Washington - O ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, realizou nesta segunda-feira em New Hampshire seu primeiro ato de campanha sozinho em apoio à candidatura presidencial de sua esposa, a ex-secretária de Estado, Hillary Clinton, sem responder às críticas que recebeu do pré-candidato republicano Donald Trump.
O ex-presidente já tinha participado em alguns atos de campanha e arrecadação de fundos ao lado de sua esposa, mas a de hoje em Nashua (New Hampshire) perante pouco mais de 700 pessoas foi sua primeira aparição sozinho.
Durante seu discurso, Bill Clinton rememorou a época na qual ele e Hillary se conheceram e se apaixonaram há quase 45 anos.
"Pensei que era a pessoa mais maravilhosa (...) Tudo o que ela tocava, melhorava", ressaltou o ex-presidente sobre sua esposa, favorita para conquistar a indicação democrata para as eleições do próximo mês de novembro, segundo as enquetes.
Bill Clinton não mencionou diretamente nenhum dos pré-candidatos presidenciais republicanos, mas disse que este ano a disputa eleitoral "dá um pouco de medo".
Também não se referiu às críticas que recebeu de Trump, que afirmou recentemente que o ex-presidente tem um "terrível histórico de abuso de mulheres".
O polêmico magnata, que lidera pelo lado republicano a maioria das enquetes sobre intenções de voto desde que lançou sua campanha há quase meio ano, também acusou Bill Clinton, que presidiu os EUA de 1993 a 2001, de "sexismo"
Por sua parte, em entrevista divulgada no final de dezembro, Hillary Clinton deplorou o "tom" da campanha de Trump e "a retórica inflamatória que usa para dividir as pessoas".
Bill Clinton deve realizar hoje outro ato de campanha sozinho em Exeter, também em New Hampshire, enquanto Hillary iniciou uma viagem de dois dias por Iowa, o estado que inaugurará no início de fevereiro com seus caucus a temporada de primárias democratas e republicanas.