Mundo

Biden tem grande vantagem financeira sobre Trump na reta final da campanha

Democratas arrecadaram mais e gastaram mais que os republicanos, e agora terão mais anúncios na TV

Joe Biden: candidato democrata terá mais anúncio na TV na reta final da campanha (Kevin Lamarque/Reuters)

Joe Biden: candidato democrata terá mais anúncio na TV na reta final da campanha (Kevin Lamarque/Reuters)

FS

Fabiane Stefano

Publicado em 21 de outubro de 2020 às 13h32.

Última atualização em 21 de outubro de 2020 às 14h17.

O candidato presidencial democrata americano, Joe Biden, entrou na reta final da campanha com uma grande vantagem financeira sobre o presidente Donald Trump, como revelaram documentos enviados à Comissão Eleitoral Federal na terça-feira.

A equipe do ex-vice-presidente arrecadou e gastou mais do que a iniciativa de reeleição de Trump em setembro, e agora os anúncios de Biden são muito mais predominantes na televisão. Mas a vantagem do democrata na busca por fundos não é garantia de vitória. Trump triunfou na eleição de 2016 mesmo tendo gastado menos do que a democrata Hillary Clinton.

Onde Paulo Guedes, Rodrigo Maia e Donald Trump se encontram? Nas análises da EXAME Research. Assine e entenda como a política mexe com seu bolso

Pesquisas Reuters/Ipsos mostram que, nos estados-chave que provavelmente decidirão o vencedor da eleição de 3 de novembro, a disputa aparece mais acirrada do que nas sondagens nacionais, que colocam Biden bem à frente do presidente.

No final de setembro, a equipe de Biden tinha cerca de 177 milhões de dólares em caixa, quase o triplo dos 63 milhões da equipe de Trump. O campo de Biden arrecadou 281 milhões de dólares durante o mês, mais de três vezes que os 81 milhões obtidos pelo campo de Trump, revelaram os documentos, e os democratas gastaram mais do que o dobro do time do republicano.

A equipe de Trump gastou menos de 56 milhões de dólares em anúncios de rádio e TV no mês passado, e a equipe de Biden quase 148 milhões, de acordo com a equipe de pesquisa de mercado Advertising Analytics LLC.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEleições americanasJoe Biden

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia