Mundo

Biden se pronuncia sobre tiroteio no comício de Trump: "Estou grato em saber que ele está bem"

"Estou grato em saber que ele está seguro e bem", disse o presidente americano em pronunciamento nas redes sociais

US President Joe Biden speaks at a campaign event in Madison, Wisconsin, on July 5, 2024. (Photo by SAUL LOEB / AFP)

US President Joe Biden speaks at a campaign event in Madison, Wisconsin, on July 5, 2024. (Photo by SAUL LOEB / AFP)

Isabela Rovaroto
Isabela Rovaroto

Repórter de Negócios

Publicado em 13 de julho de 2024 às 21h29.

Última atualização em 13 de julho de 2024 às 22h12.

O presidente americano Joe Biden se pronunciou sobre o incidente no comício de Donald Trump. O candidato republicado foi ferido na cabeça durante um aparente ataque a tiros em Butler, na Pensilvânia, na tarde deste sábado, 13. Ele foi levado a um hospital e está em boas condições, segundo seu porta-voz.

"Fui informado sobre o tiroteio no comício de Donald Trump na Pensilvânia.

Estou grato em saber que ele está seguro e bem. Estou rezando por ele e sua família e por todos aqueles que estiveram presentes no comício, enquanto aguardamos mais informações.

Jill e eu estamos gratos ao Serviço Secreto por colocá-lo em segurança. Não há lugar para esse tipo de violência na América. Devemos nos unir como uma nação para condená-lo", diz publicação do presidente nas redes sociais.

Um homem suspeito de atirar no ex-presidente Donald Trump durante um comício na tarde deste sábado, 13, foi morto, disse Richard Goldlinger, procurador do condado de Butler, onde o ataque ocorreu.

Assim como Biden, outras autoridades se pronunciaram sobre o incidente. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) repudiou o ocorrido nas redes sociais:

"O atentado contra o ex-presidente Donald Trump deve ser repudiado veementemente por todos os defensores da democracia e do diálogo na política. O que vimos hoje é inaceitável."

O que se sabe sobre o ataque a Trump?

O incidente aconteceu pouco após Trump começar seu discurso no comício. Foi possível ouvir um som que lembrava o de tiros. Em seguida, o ex-presidente e a plateia se abaixaram. Ao se levantar, foi possível ver que o ex-presidente tinha um ferimento que sangrava, na orelha. Ele saudou os espectadores enquanto era retirado.

Após o suposto ataque, Richard Goldlinger, procurador do condado de Butler, informou que o homem suspeito de atirar no ex-presidente foi morto. Segundo a agência Associated Press, Goldlinger disse ainda que um espectador do comício também foi morto.

Mais de 50 mil pessoas estavam na região por conta do evento, segundo o New York Times. A cidade de Butler tem apenas 13 mil habitantes. Vídeos circulam nas redes sociais mostrando o momento em que o ex-presidente americano foi atingido. Confira:

 

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpJoe BidenEleições EUA 2024

Mais de Mundo

Trump terá desafios para cortar gastos mesmo com maioria no Congresso

Milei chama Bolsonaro de amigo e lamenta ausência em evento de posse de Trump

Hamas liberta primeiras reféns parte do acordo de cessar-fogo com Israel

Trump promete deportações em massa, mas expulsou menos estrangeiros que Obama