Mundo

Biden crítica Fox por cancelar entrevista presidencial do Super Bowl

O grupo Fox, controlado pelo magnata australiano-americano Rupert Murdoch, reúne vários canais, inclusive o Fox Soul, destinado à audiência afro-americana

O mais conhecido é o Fox News, um canal de notícias visto fundamentalmente por republicanos e que tem como colaboradores comentaristas e legisladores de extrema direita (AFP/AFP Photo)

O mais conhecido é o Fox News, um canal de notícias visto fundamentalmente por republicanos e que tem como colaboradores comentaristas e legisladores de extrema direita (AFP/AFP Photo)

A

AFP

Publicado em 10 de fevereiro de 2023 às 20h19.

Última atualização em 11 de fevereiro de 2023 às 07h54.

A Casa Branca reprovou, nesta sexta-feira (10), o grupo de televisão Fox, braço do império midiático conservador de Rupert Murdoch, por ter cancelado a tradicional entrevista ao presidente Joe Biden por ocasião do Super Bowl, a grande final do campeonato nacional de futebol americano.

"O presidente estava animado de dar uma entrevista à Fox Soul para falar sobre o Super Bowl, seu 'Discurso sobre o Estado da União' e temas importantes sobre a vida cotidiana dos afro-americanos. Soubemos que a Fox Corporation [a companhia matriz] pediu que a entrevista fosse cancelada", declarou no Twitter a porta-voz do presidente americano, Karine Jean-Pierre.

O grupo Fox, controlado pelo magnata australiano-americano Rupert Murdoch, reúne vários canais, inclusive o Fox Soul, destinado à audiência afro-americana.

O mais conhecido é o Fox News, um canal de notícias visto fundamentalmente por republicanos e que tem como colaboradores comentaristas e legisladores de extrema direita.

Tradicionalmente, a final da liga nacional de futebol americano (NFL, na sigla em inglês), o evento esportivo anual de maior audiência televisiva nos Estados Unidos, é precedida de uma entrevista com o presidente da república da vez.

Este ano, a Fox transmitirá o duelo de domingo entre Kansas City Chiefs e Philadelphia Eagles. No ano passado, a decisão atraiu mais de 99 milhões de espectadores.

A entrevista é uma oportunidade para que o inquilino da Casa Branca apareça com uma luz um pouco mais relaxada, para falar de esporte, mas também para transmitir algumas mensagens políticas.

As especulações afloraram nos últimos dias sobre a realização da entrevista, devido a comentários extremamente virulentos transmitidos na Fox News contra Joe Biden e sua política.

Vira e mexe, o presidente democrata é desafiado pelo correspondente do canal na Casa Branca, Peter Doocy.

Meses atrás, acreditando que não estava sendo gravado, Biden tratou o apresentador de "idiota" em um comentário sobre uma de suas perguntas. Depois, ligou para ele para se desculpar.

Acompanhe tudo sobre:FoxJoe BidenSuper Bowl

Mais de Mundo

Prefeita de Los Angeles demite chefe dos bombeiros por gestão de incêndios

Juiz adia julgamento de prefeito de Nova York por corrupção, mas rejeita arquivar o caso

Homem é gravemente ferido após ser atacado no memorial do Holocausto em Berlim

Procuradoria rejeita denúncia de Evo Morales sobre suposto 'atentado' na Bolívia