Mundo

Biden chega ao Palácio do Planalto para reuniões com Dilma

O vice-presidente dos Estados Unidos também se encontrará com o colega brasileiro Michel Temer


	A presidente Dilma Rousseff recebe o vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden: eles devem conversar sobre os programas sociais brasileiros
 (Wilson Dias/ABr)

A presidente Dilma Rousseff recebe o vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden: eles devem conversar sobre os programas sociais brasileiros (Wilson Dias/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de maio de 2013 às 12h02.

Brasília – O vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, chegou hoje (31), por volta das 10h, ao Palácio do Planalto, onde tem reuniões com a presidente Dilma Rousseff e o vice-presidente Michel Temer. Ao chegar ao Planalto, ele cumprimentou os jornalistas. Nos últimos dois dias, o norte-americano esteve no Rio de Janeiro, onde visitou a comunidade Santa Marta, na zona sul da cidade, onde foi instalada a primeira Unidade da Polícia Pacificadora (UPP), há quatro anos e meio.

Biden vem ao Brasil a menos de cinco meses da primeira visita de Estado de Dilma aos Estados Unidos, em outubro. O vice-presidente também deve conversar com Dilma e Temer sobre os programas sociais brasileiros, os projetos de desenvolvimento nas áreas de energia, ciência e tecnologia, assim como de segurança internacional, inclusive o combate ao narcotráfico, e a política externa.

Para diplomatas, a visita de Biden deve ser interpretada como uma demonstração da relevância do Brasil no cenário internacional. Ao lado do secretário de Estado norte-americano, John Kerry, Biden é responsável por várias negociações internacionais. Nas reuniões com líderes estrangeiros, ele costuma defender medidas comuns de combate ao tráfico de drogas e de aproximação com a África.

O vice-presidente desembarca no Brasil poucos dias depois de o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, ter ido a Washington conversar com Kerry sobre a visita de Estado de Dilma aos Estados Unidos, em outubro, em data ainda não definida. Para os norte-americanos, a visita de Estado ocorre quando há uma relação de parceria estratégica.

Joe Biden chega ao Brasil depois de visitar a Colômbia e Trinidad e Tobago. É a quarta visita dele à América Latina. O vice-presidente veio acompanhado pela subsecretária de Estado para Assuntos do Hemisfério Ocidental, Roberta Jacobson, o subsecretário de Comércio para Assuntos Internacionais, Francisco Sánchez, e o diretor de Assuntos do Hemisfério Ocidental do Conselho Nacional de Segurança, Ricardo Zúñiga.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEstados Unidos (EUA)DiplomaciaBrasil-EUA

Mais de Mundo

Mais comércio e diplomacia: os planos do novo embaixador da Noruega no Brasil

Governo da Itália desmantela esquema de fraudes para obtenção de cidadania

Trump conversou por telefone com Maduro sobre possível encontro, diz jornal

Trump diz que vai cancelar 92% das ordens assinadas por Biden