Mundo

Biden cai nas pesquisas após primeiro debate de pré-candidatos democratas

Com 76 anos, o ex-vice-presidente de Obama lidera a corrida para a indicação democrata, mas sua vantagem diminuiu de 32% para os 22%

Joe Biden, Bernie Sanders e Kamala Harris; pré-candidatos estão com 22%, 14% e 17% das intenções de voto, respectivamente (Mike Segar/Reuters)

Joe Biden, Bernie Sanders e Kamala Harris; pré-candidatos estão com 22%, 14% e 17% das intenções de voto, respectivamente (Mike Segar/Reuters)

A

AFP

Publicado em 2 de julho de 2019 às 06h53.

Última atualização em 26 de setembro de 2019 às 14h36.

Joe Biden caiu nas pesquisas após seu mal desempenho no primeiro debate entre os pré-candidatos do partido Democrata para as eleições presidenciais de 2020, enquanto a senadora Kamala Harris está colhendo os frutos do evento da semana passada.

Com 76 anos, o ex-vice-presidente de Barack Obama lidera a corrida para a indicação democrata, mas sua vantagem diminuiu consideravelmente, passando dos 32% para os 22%, de acordo com levantamento da CNN divulgado nesta segunda-feira.

No sábado, uma pesquisa realizada por Politico/Morning Consult mostrou uma forte queda de Joe Biden: de 38% em 23 de junho, para 33%.

Já Kamala Harris, que deseja ser a primeira presidenta dos Estados Unidos, subiu nos dois levantamentos. A candidata protagonizou o momento mais surpreendente do debate de quinta-feira ao confrontar Biden por suas posições sobre discriminação racial.

Aos 54 anos, Harris pulou para o segundo lugar, com 17% das intenções de voto (contra 8% em maio), na pesquisa nacional da rede CNN, realizada entre sexta-feira e domingo passados com 1.613 eleitores.

A senadora progressista Elizabeth Warren está logo atrás com 15%.

Nesta pesquisa da CNN, as duas candidatas superaram Bernie Sanders, que passou de 18% para 14% na intenção de voto. Contudo, Sanders mantém o segundo lugar do levantamento da Politico/Morning Consult, com 19%.

Mas Harris registra um crescimento excelente, passando de 6 para 12%, na pesquisa da Politico/Morning Consult, realizada nos dias 27 e 28 de junho com 2.407 eleitores.

Elizabeth Warren y Kamala Harris estão empatadas no terceiro lugar com 12%.

Pete Buttigieg, o joven prefeito de South Bend, Indiana, ocupa a quinta posição em ambas pesquisas, com 4% na CNN e 6% na de Politico/Morning Consult.

Quando perguntados qual democrata "tem mais possibilidades de derrotar Donald Trump" em 2020, o veterano Joe Biden segue dominando, segundo a CNN.

Nessa categoria, Biden tem43%, contra 13% de Bernie Sanders e 12% para Kamala Harris e Elizabeth Warren.

Acompanhe tudo sobre:Debates eleitoraisDonald TrumpEleiçõesElizabeth WarrenJoe Biden

Mais de Mundo

Prefeita de Los Angeles demite chefe dos bombeiros por gestão de incêndios

Juiz adia julgamento de prefeito de Nova York por corrupção, mas rejeita arquivar o caso

Homem é gravemente ferido após ser atacado no memorial do Holocausto em Berlim

Procuradoria rejeita denúncia de Evo Morales sobre suposto 'atentado' na Bolívia