Mundo

Biden anuncia novo perdão de dívidas estudantis nos EUA

A equipe de campanha do democrata tenta ganhar a simpatia dos jovens, até agora pouco entusiasmados com a candidatura de Biden

A medida anunciada hoje irá beneficiar determinadas pessoas que já pagaram por dez anos e pediram emprestado até 12 mil dólares (Anna Moneymaker/Getty Images)

A medida anunciada hoje irá beneficiar determinadas pessoas que já pagaram por dez anos e pediram emprestado até 12 mil dólares (Anna Moneymaker/Getty Images)

AFP
AFP

Agência de notícias

Publicado em 22 de fevereiro de 2024 às 07h14.

O presidente Joe Biden, que teve o apoio do eleitorado jovem para chegar à Casa Branca em 2020, anunciou nesta quarta-feira, 21, uma nova medida para perdoar dívidas estudantis e se felicitou por já ter cancelado obrigações desse tipo para quase 4 milhões de americanos.

"Muitos americanos seguem carregando uma dívida insustentável em troca de um título universitário", lamentou Biden, candidato à reeleição, durante discurso na Califórnia.

Segundo o governo americano, o presidente já cancelou um total de 138 bilhões de dólares (680 bilhões de reais) em dívidas por empréstimos concedidos para estudos a 3,9 milhões de americanos desde que chegou à Casa Branca, em 2021.

O democrata, 81, havia prometido fazer muito mais, com um plano que teria cancelado centenas de bilhões de dólares em dívidas, mas que foi rejeitado pela Suprema Corte.

Nova medida

A medida anunciada hoje irá beneficiar determinadas pessoas que já pagaram por dez anos e pediram emprestado até 12 mil dólares (59 mil reais).

Segundo a Casa Branca, a medida permitirá cancelar 1,2 bilhão de dólares (6 bilhões de reais) em dívidas e beneficiar 153 mil pessoas, que irão receber um e-mail assinado pelo presidente.

A equipe de campanha do democrata tenta ganhar a simpatia dos jovens, até agora pouco entusiasmados com a candidatura de Biden. Uma pesquisa divulgada hoje pela Universidade de Quinnipiac aponta que o democrata e o ex-presidente republicano Donald Trump estão empatados nas intenções de voto entre os jovens de 18 a 34 anos (47% contra 45%, respectivamente).

A pesquisa também destaca que Biden seria menos popular entre pessoas dessa faixa etária do que o rival, com 30% de opiniões favoráveis a Joe Biden e 39% a Donald Trump.

Acompanhe tudo sobre:Joe BidenEstados Unidos (EUA)Eleições EUA 2024Eleições americanas

Mais de Mundo

Eleições no Uruguai: Mujica vira 'principal estrategista' da campanha da esquerda

Israel deixa 19 mortos em novo bombardeio no centro de Beirute

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA

Eleições no Uruguai: 5 curiosidades sobre o país que vai às urnas no domingo