Mundo

Biden anuncia candidatura à reeleição para Presidência dos EUA em 2024

Presidente americano lançou candidatura em vídeo divulgado no Twitter

Biden: o presidente americano tentará um segundo mandato (SAUL LOEB/Getty Images)

Biden: o presidente americano tentará um segundo mandato (SAUL LOEB/Getty Images)

André Martins
André Martins

Repórter de Brasil e Economia

Publicado em 25 de abril de 2023 às 07h13.

Última atualização em 25 de abril de 2023 às 07h43.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou oficialmente nesta terça-feira, 25, a sua candidatura à reeleição em 2024. Ele vai disputar as eleições ao lado da atual vice-presidente, Kamala Harris.

O lançamento da campanha foi feito por meio de um vídeo de três minutos divulgado nas redes sociais do presidente. Biden pede aos eleitores tempo para "terminar o trabalho" que começou.

"Cada geração teve um momento em que teve que defender a democracia. Para defender suas liberdades fundamentais. Eu acredito que isso é nosso. É por isso que estou concorrendo à reeleição como presidente dos Estados Unidos. Junte-se a nós. Vamos terminar o trabalho", escreveu na legenda do vídeo. 

Biden havia sinalizado que buscaria um segundo mandato na Casa Branca, mas o anúncio foi concretizado apenas na terça-feira, data que marca os quatro anos do início da campanha na qual o democrata venceu o ex-presidente Donald Trump. Com 80 anos, caso seja reeleito, o atual presidente terminaria o novo mandato aos 86 anos.

Apesar do anúncio, o americano não tem evento de campanha previsto. Biden irá discursar em um sindicato e à noite visitará o Memorial à Guerra da Coreia, em Washington, junto com presidente sul-coreano, Yoon Suk Yeol, e sua esposa, Kim Keon Hee.

Desafios de Biden para reeleição

A idade do presidente americano pode representar um grande desafio na busca do segundo mandato. Ele é um dos presidentes mais velhos da história do país e os eleitores americanos observam atentamente o seu estado de saúde.

Segundo uma pesquisa da NBC News publicada no último fim de semana, 70% dos americanos, incluindo 51% dos democratas, acreditam que ele não deveria concorrer à reeleição. Esta será a quarta campanha presidencial de Joe Biden: antes de ser eleito em 2020, foi candidato em 1988 e em 2008. 

Perseguido por uma inflação alta, atuação na Guerra da Ucrânia e baixos índices de aprovação, o democrata terá que entusiasmar os eleitores sobre um segundo mandato com mais resultados.

Quem deve enfrentar Biden nas eleições americanas?

Entre os pré-candidatos do partido republicano estão o ex-presidente Donald Trump, o governador da Flórida Ron DeSantis, e a ex-embaixadora dos EUA na ONU Nikki Haley.

Acompanhe tudo sobre:Joe BidenEstados Unidos (EUA)

Mais de Mundo

Manifestação reúne milhares em Valencia contra gestão de inundações

Biden receberá Trump na Casa Branca para iniciar transição histórica

Incêndio devastador ameaça mais de 11 mil construções na Califórnia

Justiça dos EUA acusa Irã de conspirar assassinato de Trump; Teerã rebate: 'totalmente infundado'