Mundo

BID reelege Luis Alberto Moreno presidente

Washington - Os países-membros do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) optaram hoje, por aclamação, por manter o colombiano Luis Alberto Moreno durante mais cinco como presidente do organismo. Em discurso de agradecimento, o ex-ministro colombiano reiterou que esta será a década da América Latina e do Caribe. Desde que chegou ao BID, em 2005, Moreno […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de julho de 2010 às 14h13.

Washington - Os países-membros do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) optaram hoje, por aclamação, por manter o colombiano Luis Alberto Moreno durante mais cinco como presidente do organismo.

Em discurso de agradecimento, o ex-ministro colombiano reiterou que esta será a década da América Latina e do Caribe.

Desde que chegou ao BID, em 2005, Moreno dirigiu a maior ampliação de capital do organismo, no valor de US$ 70 bilhões, impulsionando o projeto de reconstrução do Haiti e o alívio de dívida aos países mais pobres.

O pior ano de sua gestão foi 2009, quando veio à tona que o BID registrou prejuízo de US$ 1,9 bilhão entre julho de 2007 e dezembro de 2008, devido a investimentos em ativos de alto risco.

Moreno tem fama também de bom negociador e de se movimentar bem entre os poderosos de Washington. "É um negociador muito hábil", disse hoje à Agência Efe um alto executivo do BID.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDiplomaciaPolítica

Mais de Mundo

Eleição no Uruguai: disputa pela Presidência neste domingo deverá ser decidida voto a voto

Eleições no Uruguai: candidato do atual presidente disputa com escolhido de Mujica

Putin sanciona lei que anula dívidas de quem assinar contrato com o Exército

Eleições no Uruguai: Mujica vira 'principal estrategista' da campanha da esquerda