Mundo

BID reelege Luis Alberto Moreno presidente

Washington - Os países-membros do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) optaram hoje, por aclamação, por manter o colombiano Luis Alberto Moreno durante mais cinco como presidente do organismo. Em discurso de agradecimento, o ex-ministro colombiano reiterou que esta será a década da América Latina e do Caribe. Desde que chegou ao BID, em 2005, Moreno […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de julho de 2010 às 14h13.

Washington - Os países-membros do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) optaram hoje, por aclamação, por manter o colombiano Luis Alberto Moreno durante mais cinco como presidente do organismo.

Em discurso de agradecimento, o ex-ministro colombiano reiterou que esta será a década da América Latina e do Caribe.

Desde que chegou ao BID, em 2005, Moreno dirigiu a maior ampliação de capital do organismo, no valor de US$ 70 bilhões, impulsionando o projeto de reconstrução do Haiti e o alívio de dívida aos países mais pobres.

O pior ano de sua gestão foi 2009, quando veio à tona que o BID registrou prejuízo de US$ 1,9 bilhão entre julho de 2007 e dezembro de 2008, devido a investimentos em ativos de alto risco.

Moreno tem fama também de bom negociador e de se movimentar bem entre os poderosos de Washington. "É um negociador muito hábil", disse hoje à Agência Efe um alto executivo do BID.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDiplomaciaPolítica

Mais de Mundo

EUA negocia acordo para que seus navios de guerra não paguem pedágio no canal do Panamá

República Dominicana encerra buscas nos escombros de casa noturna com ao menos 124 mortos

Cúpula da Celac termina sem consenso por não adesão da Argentina de Milei, Paraguai e Nicarágua

Milei enfrenta terceira greve geral na Argentina, à espera de acordo com FMI