Mundo

Bernanke repete passos a seguir para 'normalização'

Se a economia americana seguir por outro caminho, o presidente do Fed não descarta uma política monetária menos acomodatícia

Bernanke disse que, em resumo, "o comitê dará início ao processo de normalização, quando as condições econômicas permitirem" (AFP)

Bernanke disse que, em resumo, "o comitê dará início ao processo de normalização, quando as condições econômicas permitirem" (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de julho de 2011 às 14h39.

São Paulo - O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Ben Bernanke, após comentar sobre as possibilidades que levariam o Fed a adotar mais medidas de estímulo econômico, ponderou que a economia dos Estados Unidos pode tomar um caminho que justifique o contrário, ou seja, a adoção de uma política monetária menos acomodatícia pelo Fed.

"Por isso, o comitê tem avaliado com atenção os elementos de uma estratégia de saída e, como já descrito na ata da reunião do Fomc (Comitê de Mercado Aberto) de junho, chegou a um amplo consenso sobre a sequência de passos que espera seguir quando a normalização da política se tornar necessária", disse Bernanke.

Bernanke disse que, em resumo, "o comitê dará início ao processo de normalização, quando as condições econômicas permitirem, cessando o reinvestimento dos pagamentos sobre o principal de seus ativos, permitindo que o balanço do Fed comece a diminuir".

"Ao mesmo tempo ou um pouco depois, o comitê modificaria a orientação futura em seus comunicados. Os passos subsequentes incluiriam o início de operações temporárias de drenagem das reservas e, quando as condições permitirem, aumento da taxa dos Federal Funds. A partir desse ponto, mudanças no nível e margem da meta da taxa dos Federal Funds seriam nosso meio primário de ajuste da postura da política monetária em resposta aos desdobramentos econômicos", afirmou.

Bernanke disse ainda que "em algum momento, após a primeira elevação da meta da taxa dos Federal Funds, o Comitê espera iniciar a venda de títulos das agências que estão em sua carteira, com o momento e o ritmo da venda comunicada antecipadamente e claramente ao público". Segundo Bernanke, o ritmo das vendas desses títulos deve ser relativamente gradual e estável, "podendo ser ajustado para cima ou para baixo em resposta às mudanças materiais na perspectiva econômica ou nas condições financeiras". As informações são do site do Fed.

Acompanhe tudo sobre:Ben BernankeDívidas de paísesEconomistasEstados Unidos (EUA)Fed – Federal Reserve SystemMercado financeiroPaíses ricosPersonalidades

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia