Mundo

Bernanke defende mais crédito a pequenas empresas

Washington - O presidente do Federal Reserve (Fed, banco central dos Estados Unidos), Ben Bernanke, pediu aos bancos e órgãos reguladores do país para que procurem meios de assegurar que as pequenas empresas americanas tenham acesso ao crédito que precisam para gerar empregos. "Tornar o crédito acessível para as pequenas empresas é crucial para a […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h45.

Washington - O presidente do Federal Reserve (Fed, banco central dos Estados Unidos), Ben Bernanke, pediu aos bancos e órgãos reguladores do país para que procurem meios de assegurar que as pequenas empresas americanas tenham acesso ao crédito que precisam para gerar empregos.

"Tornar o crédito acessível para as pequenas empresas é crucial para a recuperação da nossa economia e deverá ser o centro de nossos atuais desafios políticos", afirmou Bernanke em observações preparadas para o fórum do Fed sobre a restauração do crédito para pequenas empresas.

O presidente do Fed afirmou que as pequenas empresas são "fundamentais" para combater o desemprego no país e que não está sendo feito o suficiente para assegurar que as companhias financeiramente sólidas possam obter empréstimos.

Os membros do Fed se tornaram preocupados sobre a alta taxa de desemprego nos EUA. A taxa recuou para 9,5% em junho, ante 9,7% no mês anterior, mas o país registrou uma redução do número de empregos pela primeira vez neste ano, com um corte de 125 mil vagas no mês passado. "A formação e o crescimento das pequenas empresas depende decididamente do acesso ao crédito", afirmou Bernanke em suas observações. "Infelizmente, essas empresas reportaram que as condições de crédito continuam muito difíceis."

O fórum é parte de uma missão anunciada pelo Fed em fevereiro para identificar formas de melhorar o acesso ao crédito para as pequenas empresas, que representam cerca de 60% da criação de empregos nos país. Bernanke não fez nenhum comentário sobre as perspectivas para a política monetária. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:CréditoEstados Unidos (EUA)Países ricosPequenas empresas

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia