Mundo

Berlusconi se diz preparado para retirar candidatura

"Se Monti fosse candidato para ser o líder" da centro-direita, "eu daria um passo atrás" e "me dedicaria ao meu partido", declarou Berlusconi


	Silvio Berlusconi: o 'Cavaliere' se disse seguro de que "Monti não aceitará a ideia de se tornar um homem do partido, isso não lhe conviria"
 (AFP/Alberto Pizzoli)

Silvio Berlusconi: o 'Cavaliere' se disse seguro de que "Monti não aceitará a ideia de se tornar um homem do partido, isso não lhe conviria" (AFP/Alberto Pizzoli)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de dezembro de 2012 às 17h52.

Roma - O ex-chefe de governo italiano Silvio Berlusconi disse nesta quarta-feira, em Roma, que está preparado para se retirar da disputa por um novo mandato se Mario Monti se candidatar nas próximas eleições legislativas.

"Se Monti fosse candidato para ser o líder" da centro-direita, "eu daria um passo atrás" e "me dedicaria ao meu partido", declarou Berlusconi durante a apresentação do último livro de um amigos apresentador de televisão.

"No momento, sou candidato ao Palácio Chigi", sede do governo, confirmou. "Meu passo à frente ou para trás (em relação a sua candidatura ao posto de primeiro-ministro, nr) depende de como as coisas vão evoluir", disse Berlusconi.

O 'Cavaliere' se disse seguro de que "Monti não aceitará a ideia de se tornar um homem do partido, isso não lhe conviria". Por outro lado, se o ex-comissário europeu aceitar ser o líder de uma "formação de moderados, todo o campo dos moderados vai aprovar esta possibilidade".

Silvio Berlusconi, que recentemente fez fortes críticas ao balanço de seu sucessor, afirmou, entretanto, que já havia proposto o posto de líder da centro-direita a Monti, mas que este havia recusado.

"Se ele mudar de ideia, não terei problema algum em retirar minha candidatura, eu poderia aceitar ser o coordenador (da centro-direita, nr) ou até não ser nada, apenas o líder do meu movimento", afirmou.

O 'Cavaliere', de 76 anos, anunciou no sábado o seu retorno ao cenário político para sua sexta candidatura à Presidência do Conselho.

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesEuropaItáliaPaíses ricosPersonalidadesPiigsPolíticosSilvio Berlusconi

Mais de Mundo

Missão da SpaceX foi ao resgate de astronautas presos na ISS

Após morte de Nasrallah, Netanyahu afirma que “trabalho ainda não está concluído”

Bombardeio israelense atinge arredores do aeroporto de Beirute

Morte de Nasrallah é golpe contra Hezbollah, mas impactos são incertos