Mundo

Berlusconi quer um nome de partido que reflita sua paixão por mulheres

O premiê divertiu-se ao propor a mudança do nome de seu partido, o Força Itália, para "Força Gnocca", que se refere às mulheres bonitas e ao órgão sexual feminino

"Vamos mudar o nome de nosso partido porque as pessoas não gostam mais dele. Aceitamos todo tipo de sugestões, vamos fazer pesquisas", disse Berlusconi (Getty Images)

"Vamos mudar o nome de nosso partido porque as pessoas não gostam mais dele. Aceitamos todo tipo de sugestões, vamos fazer pesquisas", disse Berlusconi (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de outubro de 2011 às 12h35.

Roma - O chefe de Governo italiano, Silvio Berlusconi, cuja popularidade está em baixa desde o início do ano, em 24%, divertiu-se nesta quinta-feira ao propor a mudança do nome de seu partido político, o Força Itália, para "Força Gnocca", expressão que, em italiano, se refere tanto às mulheres bonitas e chamativas como ao órgão sexual feminino.

"Vamos mudar o nome de nosso partido porque as pessoas não gostam mais dele. Aceitamos todo tipo de sugestões, vamos fazer pesquisas", anunciou o bilionário político que comanda a coalizão "Forza Italia".

"'Me disseram que o nome que faria mais sucesso é 'Forç Gnocca'", acrescentou.

A proposta de criar um partido centrado na "gnocca" gerou uma onda de reações indignadas.

Conhecido pelo machismo, que provocou a perda de popularidade nos últimos meses por envolvimento em vários escândalos com prostitutas de luxo, Berlusconi, que acaba de completar 75 anos, tenta minimizar o caso com piadas.

"Conhecemos e apreciamos a ironia e a simpatia do chefe de Governo, mas há ocasiões em que uma piada é pouco divertida e inapropriada", declarou Barbara Saltamartini, deputada do partido de Berlusconi, o Povo da Liberdade.

"O país está à deriva, as agências de classificação rebaixam as notas, o governo não consegue fazer as reformas necessárias. Chegou o momento do chefe de Governo parar de fazer brincadeiras no Parlamento", comentou Aldo Di Biagio, deputado do partido de direita Futuro e Liberdade.

"É o único partido que sempre teve e que não tinha necessidade de criar", comentou com ironia Rosy Bindi, presidente do Partido Democrático (PD, esquerda).

Acompanhe tudo sobre:EuropaItáliaMulheresPaíses ricosPersonalidadesPiigsPolíticaPolíticosSilvio Berlusconi

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado