Mundo

Berlusconi leva um vaso Ming e uma espada da sede de governo

Presentes foram dados por delegações estrangeiras durante o mandato do ex-primeiro-ministro

As estátuas de Vênus e Marte que foram "restauradas" por Berlusconi, o que suscitou a crítica dos especialistas (Andreas Solaro/AFP)

As estátuas de Vênus e Marte que foram "restauradas" por Berlusconi, o que suscitou a crítica dos especialistas (Andreas Solaro/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de novembro de 2011 às 12h11.

Roma - O ex-chefe de Governo italiano, Silvio Berlusconi, retirou nesta terça-feira os pertences pessoais de seu gabinete no palácio presidencial, o Palácio Chigi, entre eles um vaso chinês da Dinastia Ming, uma espada do Cazaquistão e três fotos, indicou nesta quarta-feira o jornal La Repubblica.

O precioso vaso foi um presente da delegação oficial chinesa, enquanto a espada foi doada pessoalmente pelo presidente do Cazaquistão, Noursoultan Nazarbaiev, afirma o jornal.

Ao receber o vaso, Berlusconi brincou fingindo que ia deixá-lo cair, o que surpreendeu seus interlocutores.

Ainda segundo o jornal, Berlusconi comentou que as flores da decoração "eram muito bonitas, mas que, da próxima vez, preferia que o vaso fosse adornado com cenas do Kamasutra", referindo-se ao célebre texto hindu que trata do compromisso sexual do homem e que não tem nada a ver com a China.

As três fotos que empacotou, em compensação, são as que retratam os últimos dois papas, João Paulo II e Bento XVI, e o ex-presidente americano George Bush, a quem considera um verdadeiro amigo.

O jornal recorda que Berlusconi nunca gostou do Palácio Chigi, e que preferia receber seus ministros e amigos em sua residência privada, o Palácio Grazioli, a poucos metros de distância.

Quando em 2008 entrou na sede do governo depois de vencer as legislativas, seu primeiro comentário foi: "Esse lugar cheira mal", afirma a publicação.

Decidiu, por isso, decorá-lo a seu gosto, suscitando polêmicas, já que pediu obras de arte de importantes museus e, inclusive, acrescentou um pênis a uma antiga estátua de mármore de Marte e um braço a Vênus, o que lhe valeu críticas de especialistas e arqueólogos.

Acompanhe tudo sobre:EuropaGovernoItáliaPaíses ricosPersonalidadesPiigsPolíticosSilvio Berlusconi

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia