Mundo

Berlusconi considera Mubarak 'o mais sábio' do Oriente Médio

Segundo o primeiro-ministro italiano, Ocidente elegeu o presidente do Egito como um ponto de referência na região

Mubarak, do Egito: segundo Berlusconi, todos os ocidentais o admiram (Getty Images)

Mubarak, do Egito: segundo Berlusconi, todos os ocidentais o admiram (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de junho de 2012 às 20h00.

Bruxelas - O primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, acredita que a crise do Egito pode ser solucionada com uma transição "sem ruptura" com o atual presidente, Hosni Mubarak, que definiu como "o homem mais sábio" de todo Oriente Médio.

"Mubarak foi considerado pelos países de todo Ocidente, liderados pelos Estados Unidos, como o homem mais sábio e um ponto de referência em todo Oriente Médio", afirmou Berlusconi em declarações durante sua chegada à cúpula de chefes de Estado e Governo da União Europeia (UE) em Bruxelas.

O italiano se mostrou convencido que "todos os ocidentais pensam o mesmo", e reiterou sua esperança que o Egito possa ver "uma transição democrática" sem a ruptura com Mubarak.

As palavras de Berlusconi foram as mais amistosas ao presidente egípcio entre os dirigentes comunitários que discutiram sobre a situação do Egito na cúpula.

O mais crítico foi o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, que afirmou que os passos dados até agora pelo Governo do Cairo "não cumprem com as aspirações do povo egípcio".

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaDiplomaciaEgitoEuropaHosni MubarakItáliaOriente MédioPaíses ricosPersonalidadesPiigsPolíticosSilvio Berlusconi

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia