Mundo

Berlusconi começa a ser julgado por corrupção

Berlusconi e um outro réu são acusados de terem pago 3 milhões de euros a um senador para que mudasse de partido


	Silvio Berlusconi: no ano passado, Berlusconi teve seu mandato de senador cassado depois de ter sido condenado por fraude tributária
 (Gabriel Bouys/AFP)

Silvio Berlusconi: no ano passado, Berlusconi teve seu mandato de senador cassado depois de ter sido condenado por fraude tributária (Gabriel Bouys/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de fevereiro de 2014 às 14h13.

Nápoles - O ex-primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi começou a ser julgado hoje por corrupção, em mais um de uma série de processos contra o homem que governou a Itália por três vezes nas últimas duas décadas.

Berlusconi e um outro réu são acusados de terem pago 3 milhões de euros a um senador para que mudasse de partido, enfraquecendo assim a base política do segundo governo de Romano Prodi, que acabou caindo.

O ex-primeiro-ministro, que nega a acusação, não esteve presente à audiência inaugural do processo. Já o ex-senador Sergio de Gregorio admitiu ter recebido 3 milhões de euros entre 2006 e 2008 para trocar de partido, deixando a situação e indo para a oposição.

Antonio di Pietro, ex-presidente do partido ao qual pertencia De Gregorio, disse perante o tribunal napolitano que o segundo governo de Prodi "caiu por causa de um ato criminoso, de um ato de corrupção".

No ano passado, Berlusconi teve seu mandato de senador cassado depois de ter sido condenado por fraude tributária. Fonte: Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:CorrupçãoEscândalosFraudesPersonalidadesPolíticosProcessos judiciaisSilvio Berlusconi

Mais de Mundo

Israel e Hamas se acusam mutuamente de sabotar negociações para trégua em Gaza

Irã diz estar disposto a cooperar com Agência Internacional de Energia Atômica 'sob uma nova forma'

Tarifas de Trump: Brasil com 50%, Canadá com 35%; veja lista de países taxados até agora

Espanha apoia UE em negociação para barrar tarifa de 30% dos EUA sobre produtos europeus