Mundo

Berlim será evacuada para desativar bomba da II Guerra Mundial

O dispositivo foi encontrado em uma obra próxima da estação central de trens, na capital da Alemanha

Centro de Berlim: diversos serviços serão paralisados para desativação da bomba (Sean Gallup/Getty Images)

Centro de Berlim: diversos serviços serão paralisados para desativação da bomba (Sean Gallup/Getty Images)

A

AFP

Publicado em 18 de abril de 2018 às 08h55.

O centro de Berlim será o cenário de uma grande operação de evacuação na sexta-feira para desativar uma bomba da Segunda Guerra Mundial encontrada em uma obra próxima da estação central de trens, anunciou a polícia da capital da Alemanha.

A estação central, os ministérios da Economia e dos Transportes, as embaixadas, o hospital do exército alemão e a sede do Serviço Federal de Inteligência (BND) serão esvaziados, informou um porta-voz da polícia, que não revelou quantas pessoas serão afetadas pela medida.

No perímetro de segurança também estão edifícios residenciais, museus e escritórios, mas é "prematuro" dizer quantas pessoas serão afetadas pela operação, que deve começar às 09H00 locais (4H00 de Brasília).

O transporte ferroviário a partir e com destino a Berlim será muito afetado, já que a principal estação da capital alemã está no perímetro de segurança. A companhia nacional de ferrovias, Deutsche Bahn, ainda não fez anúncios a respeito.

Em outubro do ano passado, 10.000 pessoas de um bairro do sudoeste de Berlim foram retiradas de suas casas para a desativação de uma bomba de 250 quilos.

Em setembro de 2017, a descoberta em Frankfurt de uma enorme bomba britânica dotada de uma carga explosiva de 1,4 tonelada desencadeou a maior operação do tipo desde 1945. Quase 65.000 habitantes foram retirados da região.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaBerlimExplosõesGuerras

Mais de Mundo

China é uma das economias que mais cresceram em termos de inovação nos últimos 10 anos

China e Brasil são parceiros estratégicos maduros, diz ministro chinês

Furacão Helene deixa 41 mortos e 4,6 milhões sem energia nos EUA

Falta de água em Cuba: mais de um milhão de pessoas sem abastecimento